A Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém não foi travada pelo confinamento e distanciamento social imposto pela COVID-19, os alunos e professores mantiveram o estudo online. Os resultados foram apresentados através da iniciativa “Ficar &m Música” e das audições de guitarra clássica.
O trabalho desenvolvido foi exibido, dia 14 de julho, numa curta-metragem intitulada “Ficar &m Música”, transmitida pelo canal YouTube ( https://youtu.be/j231YJWZ_M4 ). Na base desta apresentação esteve a composição “Mushara” Banda Sonora, uma peça tradicional da Palestina sobre as diferenças religiosas, culturais e a tolerância. O tema foi transcrito pelo compositor austríaco Lorenz Maierhofer. Nos últimos meses foi preparado um novo arranjo por Victor Gil, um professor Argentino que assina em Madrid projetos de inclusão social e cultural através da música. A edição musical é da autoria do professor Fernando Malão e a instrumentação dos alunos da Escola Municipal de Música de Santiago do Cacém.
A apresentação é, também, uma reprodução genérica das atividades desenvolvidas nos últimos meses, no âmbito das disciplinas de Expressão Musical, Formação Musical, Flautas, Prática de Teclado e aulas de apoio.
Os alunos de guitarra clássica apresentaram, entre 14 e 17 de julho, em audições online o trabalho realizado nos últimos meses, ou seja, desenvolvido durante o período de confinamento, explicou o professor Pedro Ramos, sendo este o momento para se distribuir novos materiais e partituras.
Relativamente ao próximo ano letivo, estão a ser estudados todos os cenários, sendo que qualquer decisão depende da evolução da situação atual provocada pela pandemia por COVID-19.