No âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias que decorreu, de 26 a 28 de maio, na freguesia de Ermidas-Sado, o Presidente de Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores com pelouros, dos Técnicos das respetivas áreas e do Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Parreira, percorreram a localidade para se inteirarem das necessidades e preocupações da população. Este ano, as visitas às freguesias estão a decorrer em moldes diferentes devido à pandemia da COVID-19, privilegiando os espaços públicos.
O Presidente da Câmara Municipal Álvaro Beijinha destacou “o forte investimento que tem sido realizado nos últimos anos” em Ermidas-Sado, “sendo que muitas destas obras resultaram da colaboração entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que destaco pelo seu dinamismo.”
O Autarca salientou a intervenção efetuada na requalificação da rede de distribuição de água “para resolver as situações de rutura”, numa empreitada de 167 mil euros valor suportado na totalidade pela Câmara Municipal. “Uma obra que abrangeu a rede de abastecimento de água de várias ruas da vila, e que veio no seguimento de intervenções realizadas ao longo de oito anos.” Explicando que “faz parte da nossa estratégia, sempre que existam redes de água que estão obsoletas e provoquem constantemente problemas, embora os custos sejam mais elevados e o tempo de execução maior, fazer a remodelação completa do sistema.”
No parque de empresas de Ermidas-Sado a comitiva contactou com os empresários, e o Autarca referiu que “sentimos que existe uma boa dinâmica, com as empresas existentes a manterem o negócio, mas também, a surgirem novos investimentos como é o caso da empresa MareDeus que tem perspetivada a ampliação da sua fábrica.”
Da agenda da Presidência nas Freguesias a Ermidas-Sado fez parte a visita ao edifício do Cineteatro Vitória, que será recuperado e transformado num Centro Cultural Multiusos, um projeto desenvolvido pela CMSC. Álvaro Beijinha avançou que “o concurso público está em curso e que as propostas foram abertas, caso tudo corra como planeado será possível dar início à obra ainda este ano.” Considerando que este projeto “é muito importante para a população de Ermidas-Sado, quer pelo simbolismo que aquele edifício tem para a comunidade, quer por ser mais um espaço aberto à cultura no Concelho.”
Os eleitos deslocaram-se, ainda, ao troço da Estrada Municipal (EM) 545, entre Faleiros e a ponte sobre a Ribeira de Corona, e à Estrada Municipal (EM) 1105, que liga a localidade ao IC1, duas intervenções realizadas em parceria com a Câmara Municipal de Grândola.
Álvaro Beijinha destacou, igualmente, o trabalho de embelezamento e manutenção dos espaços públicos promovido pela Junta de Freguesia.
Os autarcas percorreram as ruas da vila de Ermidas-Sado, de Ermidas-Aldeia e da localidade de Vale da Eira onde foram concretizados os arruamentos ambicionados pela população. Durante a visita comitiva ficou a conhecer as novas instalações do Mercado Municipal e o novo Reservatório de Água.
Cumprindo todas as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde, os eleitos reuniram com os representantes da Associação de Pais e do Movimento Associativo de Ermidas-Sado.
No âmbito da política de descentralização da Autarquia, o atendimento ao público realizou-se na sede da Junta de Freguesia, assim como, a Reunião de Câmara Municipal.