
A Escola (e)Leva-te – Programa Municipal de Promoção do Sucesso Escolar de Santiago do Cacém – foi apresentado no dia 17 de setembro, no Auditório Municipal António Chainho, com o objetivo de promover o sucesso escolar. O projeto municipal surge no âmbito da candidatura ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, com um financiamento de 517 mil euros a aplicar durante três anos letivos no Pré-escolar e nos 1.º e 2.º anos do Ensino Básico nos quatro agrupamentos de escolas do Município – Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Santo André e Professor Arménio Lança em Alvalade. Para desenvolver o projeto foi constituída uma equipa que irá intervir nas áreas da psicologia, atividade física, expressão musical e promoção da leitura, em parceria com professores, educadores e técnicos especializados. O projeto prevê ainda a formação de recursos humanos.
Durante a apresentação do programa – A Escola (e)Leva-te, a Vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o pelouro da educação, Sónia Gonçalves, sublinhou que este programa “foi discutido e elaborado com os agrupamentos de escolas do Município e diferentes instituições, que chamámos a intervir neste processo.”
Acrescentou que “as linhas desta candidatura implicam que as escolas têm de estar envolvidas, os técnicos, os educadores e os professores, o máximo de pessoas possível da comunidade escolar para que daqui resulte algo que faça sentido, que vá ao encontro do que as escolas precisam.”
Os resultados do abandono e do insucesso escolar, apresentados pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, em março de 2024, relativamente ao Município, levaram a que fosse constituída uma equipa para definir estratégias de atuação, com o objetivo de alterar esses resultados considerados menos positivos. A equipa técnica do Programa é constituída por técnicos do Município da área da Educação, da Música e do Desporto, pela mediadora de leitura, Paula Cusati, e pela psicóloga educacional, Susana Cheis. “Pessoas que pelo seu conhecimento, experiência e trabalho na comunidade fazem sentido estar neste projeto”, frisou Sónia Gonçalves.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação, Intervenção Social e Saúde, Fernanda Duarte, o seu conteúdo programático “é composto por um conjunto de atividades de natureza universal. Ainda que com especial atenção para com as crianças e os alunos em situação de risco de insucesso e/ou abandono escolar.” Do diagnóstico elaborado com os quatro agrupamentos de escolas “foram identificadas problemáticas idênticas apesar das comunidades serem diferentes”, esclareceu.
Nomeadamente ao nível da expressão e da comunicação, onde se insere a oralidade, a escrita e a capacidade de interpretação. Das expressões motoras e artísticas com ênfase para as crescentes dificuldades ao nível da motricidade grossa e fina, e no fraco domínio das artes visuais. Relativamente ao conhecimento do mundo verificou-se, entre vários aspetos, a existência de um limite do conhecimento do meio envolvente, a diminuta exposição a outras experiências e vivências, para além do seio familiar e território onde habitam, ou que estimulem a criatividade e o conhecimento. Ao nível da formação pessoal e social identificaram-se várias questões entre elas a baixa autoestima, a dificuldade na gestão das emoções, em estabelecer relações com os pares e em lidar com a frustração. Os resultados obtidos com este levantamento estiveram na base do desenvolvimento deste programa.
As ações desta candidatura ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar serão desenvolvidas diretamente em sala de aula com os professores, os educadores e os diferentes técnicos envolvidos.
A Escola (e)Leva-te – Programa Municipal de Promoção do Sucesso Escolar de Santiago do Cacém tem um investimento total e elegível de 517.580,00€, com a comparticipação Fundo Social Europeu de 439.943,00€, em resultado da taxa de comparticipação de 85%, definida no respetivo aviso de candidatura.
Declarações da Vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o pelouro da educação, Sónia Gonçalves