
A apresentação da obra vencedora da XV edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, “Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, da autoria de Eduardo Palaio, pseudónimo Joachim Guerra, realiza-se, dia 18 de outubro, às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.
A obra vencedora recebeu a unanimidade do júri, que justificou a escolha porque “A qualidade literária e abordagem temática que concilia o imagético e onírico, desafiando o leitor para um jogo literário e interpretativo na descoberta de quem é Joachim Guerra”.” Nesta edição estiveram a concurso 54 obras de autores de língua portuguesa.
O autor do livro, Eduardo Palaio, é natural do Seixal e estreou-se na literatura em 1980. No ano de 2010, foi galardoado com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e, em 2011, recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores. Trabalha ainda como muralista, cartoonista e pintor.
Ao criar o Prémio de Conto Manuel da Fonseca, o Município de Santiago do Cacém presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência. E, simultaneamente, contribui para a revelação de novos escritores em língua portuguesa. O Prémio distingue uma coletânea de contos originais, por autor maior de idade, natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona.
Depoimento de Eduardo Palaio, vencedor da XV edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca
