
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem a decorrer a 5.ª geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), definindo como objetivos promover a inclusão social e o bem-estar sénior e dos agregados familiares em situação de vulnerabilidade através de diversas iniciativas. Pretende igualmente prevenir e combater a exclusão social, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e garantindo a coesão social e territorial. O programa CLDS 5G, no território de Santiago do Cacém, intervém na promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade (Eixo 3), e no desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção (Eixo 4). As diferentes ações vão abranger um universo de 1200 destinatários.
Estão previstas as ações “Gestor 60+”, atividade que tem como objetivo acompanhar pessoas idosas através de um gestor técnico, para articular serviços de saúde e apoio social, responder a necessidades específicas dos seniores, integrar quem está mais isolado e promover o voluntariado sénior. O Fórum “Inov Sénior” irá gerar práticas inovadoras na criação de soluções que respondam às necessidades e expetativas das pessoas idosas em situação de dependência, ou pessoas com deficiência.

Serão também promovidas atividades físicas, culturais e de lazer, através dos projetos “Santiago.com.amor” e “Olimpíadas Sénior”. A “Oficina da Memória Intergeracional” tem como finalidade criar dinâmicas que envolvam seniores e jovens na recolha de memória oral, improvisação teatral e criação de peças cénicas. Promover campanhas de sensibilização, a cultura da não violência, os direitos humanos, a igualdade e a não discriminação são ações inscritas no projeto “Sem Violências – Prevenir o Idadismo”.
Os “Ateliês Seniores”, com caráter itinerante, propõem artes manuais, dança, gastronomia, estimulação cognitiva e sessões de literacia digital, entre outras temáticas para combater o isolamento e reforçar competências psicomotoras e sociais.
O Eixo 4 pretende, através da criação da “Rede Familiar”, identificar, avaliar e encaminhar famílias em situação de vulnerabilidade económica ou social, garantindo-lhes acesso a serviços essenciais (saúde, alimentação, habitação, apoio social).
A integração de crianças e jovens vulneráveis em atividades desportivas, recreativas, culturais e programas de férias, bem como a organização de jantares multiculturais para famílias, são ações que promovem um Município para Todas as Pessoas.

Sendo Santiago do Cacém um Município Intercultural, um dos desígnios do CLDS 5G é contribuir para o acolhimento, o diálogo entre culturas, a promoção da tolerância e a inclusão de migrantes e de outros grupos vulneráveis.
Através do “+Cidadão”, serão dinamizadas sessões de informação e sensibilização sobre direitos, deveres e apoios sociais.
A pensar na comunidade migrante, será criado um balcão itinerante de atendimentos no âmbito do projeto “Comunidade Inclusiva”.
A ação “Capacitação Familiar” irá promover sessões lúdico-pedagógicas e de sensibilização para melhorar a coesão e as competências familiares em áreas como a saúde, o emprego, a literacia financeira e a igualdade de oportunidades.
A Câmara Municipal é a executora das ações, e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL) é a entidade local coordenadora da parceria. O CLDS 5G é cofinanciado pelo Programa Pessoas 2030, Portugal 2030, Fundo Social Europeu e República Portuguesa.
![]()