
Reconhecimento e gratidão duas palavras que caracterizam a Cerimónia de Entrega de Condecorações do Município de Santiago do Cacém que aconteceu, na noite de 24 de julho, no Parque Verde da Quinta do Chafariz. A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal Cacém deliberaram atribuir 32 Medalhas de Mérito, sendo duas a título póstumo, e quatro Medalhas de Honra. Foram distinguidas personalidades, entidades e empresas que se notabilizaram, num sentido e profundo reconhecimento do seu contributo para o engrandecimento e elevação do nome do Município. As condecorações foram entregues pela Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha. A cerimónia teve o seu ponto alto com a entrega da Medalha de Honra do Município às quatro Associações Humanitárias de Bombeiros do Município: Santiago do Cacém, Alvalade, Cercal do Alentejo e Santo André.

Foram atribuídas, a título póstumo, as Medalhas de Mérito, a Armindo Carreiras Neves, pelo seu percurso pessoal, profissional, solidário e desportivo que deixou uma memória indelével na comunidade de Santiago do Cacém, e a Aulean Campos, pelo contributo cívico, social e para o desenvolvimento económico do Cercal do Alentejo.

Foram entregues 32 Medalhas de Mérito Municipal individual a: António Chainho Parreira (Casinhas), dirigente associativo e atleta; Edgar Matias, atleta de atletismo; Fernando Sebastião, atleta de tiro desportivo; Luís Raposo, dirigente desportivo; Nuno Páscoa, atleta e treinador de ténis e de pádel; Pedro Matos, motociclista; Bruno Caetano, cineasta e produtor na categoria de animação, produziu o filme Ice Merchants, nomeado para os Óscares; Gonçalo Almeida, cineasta – categoria de curta-metragem e documentário, premiado a nível nacional e internacional; José Silvestre, fotógrafo, empreendedor, autarca, dirigente associativo, que contribuiu para o desenvolvimento económico e social de Ermidas-Sado; Manuel Botelho Mourão, ex-Diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém; Maria Fernanda Bica, ex-Diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade; Maria Manuela Teixeira, Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo André; Tiago Canhoto, Diretor do Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo; Manuel Domingos, guitarrista, professor e um dos fundadores da Escola Municipal da Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho; Maria Madalena Patrício Palminha, pintora; Maria Margarida Santos, vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, durante 20 anos, e professora no Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo.

As Medalhas de Mérito coletivas distinguiram as seguintes entidades, associações e empresas do Concelho: Academia Sénior de Artes e Saberes (ASAS); ArteCorGeração Associação; Atlético Basquete Clube de Santo André; Auto Alvaladense; Clube de Tiro Desportivo de Santiago do Cacém; Gin do Botico; Intervir.com Associação; Monte Tons da Terra; Restaurante A Cascalheira; Saki Kartódromo Internacional de Santo André; SOPESA – Sociedade Pecuária de Santiago, Lda; Ti Lena Restaurante & Casa de Gin; Herdade do Reguenguinho; Grupo Desportivo de Santa Cruz.

A cerimónia contou com o acompanhamento musical dos Bandallocos da Academia de Música de Santo André.

A atribuição das Condecorações do Município integrou as comemorações do Dia do Município de Santiago do Cacém (25 de julho) dedicado ao seu patrono Santiago Maior.
Fez, também, parte do programa das comemorações a Cerimónia do Hastear da Bandeira, no dia 25 de julho, frente ao edifício da Câmara Municipal de Santiago do Cacém com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística e da Fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém.