A época balnear tem início este sábado nas praias do Concelho de Santiago do Cacém. A vigilância das praias é assegurada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na praia da Fonte do Cortiço, uma vez que não tem concessionário, e na Praia do Monte Velho, que apesar de não ser considerada praia de uso balnear é bastante frequentada no verão.
Na Praia da Costa de Santo André é da competência do concessionário assegurar a colocação de nadadores-salvadores.
Devido à pandemia da COVID-19 a Praia da Costa de Santo André terá uma lotação máxima de 2.500 pessoas e da Fonte do Cortiço de 400 pessoas.
Antes de sair de casa consulte a aplicação da Agência Portuguesa do Ambiente app info praia (a aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou do “App Store”) e veja a situação de ocupação destas praias.
Para garantir uma frequência das praias em segurança recorde-se que a lotação das praias estão devidamente sinalizadas na entrada das mesmas com bandeiras: verde (ocupação baixa), amarela (ocupação elevada) e vermelha ( ocupação plena).
Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.
Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita, seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo.
Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho.
No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança.
Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).
No Concelho de Santiago do Cacém a época balnear decorre, entre 20 de junho e 15 de setembro.