
O Município de Santiago do Cacém foi informado pela Infraestruturas de Portugal (IP,SA), que nos últimos dias de novembro, foi consignada a empreitada, “Conservação Corretiva do Pavimento 2025 Sul – 5 Lotes”, lote II (Cruz de João Mendes – Cruzamento de Ermidas-Sado): EN120 – km 36+290 ao km 44+730, com projeto elaborado pela IP SA, tendo a empreitada sido adjudicada pelo valor de 939.836,93 € e com prazo de execução de 90 dias.
Teve ainda lugar a consignação da empreitada, “Conservação Corretiva do Pavimento 2025 Sul – 5 Lotes”, lote I (Grândola-Cruz de João Mendes): EN120 – km 23+200 ao km 36+290, com projeto elaborado pela IP SA, tendo a empreitada sido adjudicada pelo valor de 927.261,26€ e com prazo de execução de 90 dias.
Estas duas empreitadas têm como principal objetivo melhorar as condições de segurança dos troços em causa, executando trabalhos de conservação corrente do pavimento, tanto de caráter curativo como preventivo, da sinalização horizontal, para a melhorar as condições de segurança da infraestrutura e, fundamentalmente, dos seus utilizadores.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, salienta que a execução desta empreitada estava prevista realizar-se mais tarde, “nós insistimos com a IP, uma vez que a obra da autoestrada no troço da A26 entre as Relvas Verdes e o Roncão está quase concluída e terminado este período mais crítico se possa avançar com os trabalhos”.

Mais adianta que futuramente serão lançadas as empreitadas, por parte da IP, para a execução do troço da A26 entre Roncão e Grândola-Norte para ligação à A2.
Ainda em relação à EN120 do que diz respeito à ligação entre Santiago do Cacém e Cercal do Alentejo, Bruno Gonçalves Pereira adianta que ”ainda não há data prevista para o lançamento das empreitadas, que irão constituir os lotes III, IV e V para a reparação deste lanço de estrada que já apresenta deterioração provocada sobretudo pela passagem de pesados”.
Encontra-se também em negociação entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a IP, a construção da uma variante sul à cidade de Santiago do Cacém.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém encetou com a IP – Infraestruturas de Portugal uma era de relacionamento que assenta, por um lado na constatação da necessidade de intervenção em diversas vias atuais e futuras no território do Concelho e a solicitação da intervenção nas mesmas e, por outro lado, numa diplomacia institucional, baseada no respeito mútuo e cordialidade.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira