
A obra de ampliação e renovação da Escola Básica de 1.º Ciclo de Ermidas-Sado, foi inaugurada esta manhã, no arranque do terceiro período do ano escolar 2017/2018. Crianças, pais e professores foram recebidos pelos presidentes da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha e da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Carlos Parreira; os Vereadores Margarida Santos, Albano Pereira e Jaime Cáceres e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Arménio Lança, Jorge Palma. ” Idealizarmos uma obra, projetá-la e depois vê-la concretizada é sempre um momento de satisfação. Em particular quando são obras que servem as crianças. ”, referiu Álvaro Beijinha.
Um investimento na ordem dos 400 mil euros, que se traduz “num esforço financeiro que a Câmara fez para dotar esta escola das condições necessárias ao seu funcionamento. É uma escola que necessitava de uma intervenção de fundo, apesar da Câmara ter feito, ao longo dos anos, pequenas reparações” . O Presidente da CMSC recorda outros investimentos importantes na área da Educação como o “ar condicionado em todas as salas do pré-escolar e do 1.º Ciclo, os computadores no pré-escolar e também a compra de muitos equipamentos novos, para substituir os mais obsoletos, nos transportes escolares e o complemento de apoio à família totalmente gratuito. São investimentos que a Câmara está a fazer, mas está a acontecer numa área que para nós é prioritária, a Educação”.
Carlos Parreira, Presidente da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, congratulou-se com a obra na escola, preparada para receber 85 alunos e ficou satisfeito pelo facto de: “o número de crianças estar a crescer na Freguesia de Ermidas-Sado, graças às condições que a Zil de Ermidas oferece para a abertura de empresas, que têm contribuído para a fixação de população e esta escola melhorada vem contribuir para que as pessoas optem por viver nesta freguesia”.
Na receção às crianças houve oferta balões e lápis de cor com a marca do município e a Junta de Freguesia ofereceu bolas, para os jogos no campo completamente remodelado, e num dia excepcional, pipocas e algodão doce.
As obras incluíram: Substituição de coberturas; Construção das redes de águas domésticas, pluviais e residuais; rede elétrica; portas e janelas; dos infraestruturas e equipamentos contra riscos de incêndios; execução da rede de dados; instalação de quadros interativos e sistema central de climatização; execução de campo de jogos com as valências de futebol e basquetebol; cobertura de alpendres destinados a atividades lúdicas de caráter polivalente; instalação de mesas e bancos no pátio frontal; construção de rampas de acessos e colocação de ensombramento sobre o parque infantil.
A obra foi apoiada por fundos da União Europeia através do Alentejo 2020, Portugal 2020 e FEDER.
Neste momento a Câmara Municipal está a realizar as obra de renovação da Escola Básica de 1.º Ciclo n.º 4 de Santo André.