A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, recebeu, no dia 27 de abril, a final da 5.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, intitulado “Ler com Prazer”. O concurso, alusivo ao ano letivo 2016-2017, visou a promoção da leitura no público infantil e o desenvolvimento da expressividade/leitura expressiva em voz alta. A iniciativa foi promovida pelos Agrupamentos de Escolas de Alvalade, Santiago do Cacém e Santo André, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura – “Ler+” e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
A iniciativa juntou 21 finalistas, do 3.º ao 9.º ano de escolaridade, em representação dos Agrupamentos de Escolas de Santiago do Cacém, Santo André e Alvalade. Vencedores: 3º ano: Clara Martiniano (Agrupamento de Escolas de Santo André); 4º ano: João Roque (Agrupamento de Escolas de Santo André); 5º ano ex aequo: Joana Lourenço (Agrupamento de Escolas de Santo André), Tiago Freixo (Agrupamento de Escolas de Alvalade) e Rita Silvano (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém); 6º ano: Sara Gomes (Agrupamento de Escolas de Santo André); 7º ano: Mafalda Abreu (Agrupamento de Escolas de Santo André); 8º ano: Laura Gamito (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém) e 9º ano: Filipa Valente (Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém).
A Vice-Presidente da CMSC, Margarida Santos, integrou o júri do concurso acompanhada por Maria José Alves, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e por Elsa Serra, autora e contadora de histórias, que, também ela, contou duas histórias aos presentes. A ocasião contou com a presença de professores e familiares, que não quiseram perder as leituras dos mais novos, onde também esteve presente o Vereador da Educação, Norberto Barradas. Os vencedores receberam livros oferecidos pela Câmara Municipal e brindes da Rede de Bibliotecas Escolares. Todos os participantes receberam diplomas e brindes.
A apresentação da iniciativa esteve a cargo das alunas do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Inês Tojinha e Beatriz Guerreiro.