No âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias decorreu, de 15 a 18 de junho, a visita à União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os Vereadores com Pelouros, a Presidente e o Tesoureiro da União de Freguesias, Isabel Contente e Miguel Guerreiro, acompanhados dos técnicos de diferentes áreas visitaram o território destas Freguesias para contactarem com as populações e tomarem conhecimento das matérias que as preocupam.
O Presidente, Álvaro Beijinha, destacou que esta visita “foi uma oportunidade para nos inteirarmos da realidade deste território tão vasto, que resulta de uma união de Freguesias que nós sempre contestamos. Para verificarmos os investimentos importantes que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm realizado. Têm sido vários os investimentos nesta União de Freguesias e temos tido em particular na pessoa da Presidente da Junta de Freguesia, Isabel Contente, alguém que tem estado sempre na linha da frente na articulação com a Câmara Municipal, para trabalharmos em prol das populações”, dando como exemplo a requalificação do Mercado Municipal e Espaço Público Envolvente.
De destacar o investimento na localidade de Relvas Verdes, “cuja intervenção mais significativa estará para breve com a pavimentação de caminhos rurais”, na de Ademas, “com uma grande empreitada, de cerca de 200 mil euros, na requalificação da rede de águas”, e na de Aldeia dos Chãos, com várias obras a decorrer ao nível de passeio e arruamentos.
No Parque Urbano Rio da Figueira, a comitiva viu os trabalhos de requalificação dos equipamentos desportivos deste espaço municipal, que contemplou, entre outras ações, a criação de um campo para a prática de Padel e novos balneários. No Cerro da Inês os eleitos ficaram a conhecer de perto os trabalhos de melhoramento que decorrem no edifício do depósito de água.
Os Autarcas visitaram o Parque Empresarial e a cidade de Santiago do Cacém “que, sabemos, precisam de mais investimentos para além dos que já estamos a realizar, e que estamos a desenvolver faseadamente,” frisou Álvaro Beijinha. Ainda na cidade de Santiago do Cacém estiveram no terreno onde será construído o novo Centro de Saúde de Santiago do Cacém cedido pela Autarquia à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
A comitiva esteve nas localidades de Santa Cruz e de São Bartolomeu da Serra, duas freguesias que se distinguem pela sua componente rural. O Presidente da Câmara Municipal destacou a forte dinâmica turística desta União de Freguesias, “com várias unidades de turismo rural a surgirem e com muita procura registada pelos operadores, como nos tem sido transmitido pois devido à pandemia não foi possível realizar visitas às unidades turísticas.”
O Autarca sublinhou os investimentos realizados nas escolas rurais como das Relvas Verdes, Aldeia dos Chãos e São Bartolomeu da Serra, “que são a firmação de um princípio indiscutível para nós que é a defesa da escola pública.”
Cumprindo todas as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde, os eleitos reuniram com os representantes da Associação de Pais do agrupamento de Santiago do Cacém, “que têm muitas preocupações sobre o processo de transferência de competências sobre o qual a Câmara Municipal tem sido, também, bastante crítica.” Reuniram com o Movimento Associativo que tem “vivido momentos muito difíceis, fruto da pandemia, tendo a Autarquia voltado a afirmar que irá manter o apoio, que sabemos ser importante para a sobrevivência de muitas associações.”
No âmbito da política de descentralização da Autarquia, o sorteio do Passatempo “Ajude a Economia Local Compre no Comércio Tradicional” realizou-se nas instalações do Grupo Desportivo de Santa Cruz, assim como, a Reunião de Câmara. O Presidente, Álvaro Beijinha, efetuou, ainda, o atendimento ao público na delegação da União Freguesia em São Bartolomeu da Serra.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha