
Realiza-se no dia 26 de setembro, no Auditório Municipal de Alvalade, a iniciativa – Salvaguarda: 2.º Encontro – Património, Turismo e Sustentabilidade, com o objetivo promover o debate sobre o património natural e cultural de Santiago do Cacém, o seu valor económico e social, a sua proteção e preservação, bem como, apresentar o 2.º número da revista “Salvaguarda: Património, História e Cultura de Santiago do Cacém”.
A sessão de abertura do encontro será conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz. A apresentação do 2.º número da Revista “Salvaguarda: Património, História e Cultura de Santiago do Cacém”, será realizada pela Vereadora da Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o pelouro da Cultura, Sónia Gonçalves. A conferencia inaugural será dirigida Prof. Doutor Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa com o tema: Reforma Agrária, 50 Anos.
Serão apresentados três painéis: Painel I – Território, Planeamento e Património; Painel II – Do Património Natural ao Industrial: Conhecer para Preservar; Painel III – Património Cultural: Diálogos entre a Arte e a Comunidade, após os quais haverá um período de debate.
O 2.º Encontro – Património, Turismo e Sustentabilidade inclui uma visita guiada ao Museu de Arqueologia de Alvalade, um almoço, confecionado pelo Chef David Proença, onde serão servidas Sopas de Tomate e um momento de animação com a Valsa Mandada, por Adélia Botelho.