Santiago do Cacém foi a cidade anfitriã do 34.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática, que decorreu nos dias 03 e 04 de dezembro, no Auditório Municipal António Chainho (AMAC). O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha esteve presente na mesa da abertura do Encontro ao lado de Luís Saraiva, coordenador-geral do Sociedade Portuguesa de Matemática e de Manuel Mourão, diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém .
A iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), reuniu através de videoconferência e presencialmente, conferencistas de renome mundial ligados à história e ensino da matemática, como é o caso de Christian Gilan (Instituto de Matemática de Jussieu-Paris Rive Gauche), Jens Hoyrup (Universidade Roskilde), Craig Fraser (Universidade de Toronto), Luís Español (Universidade La Rioja), Eberhard Knobloch (Academia de Tecnologia de Berlim) e Wagner Valente (Universidade Federal de S. Paulo).
O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787).
Ainda no âmbito do encontro alunas da Escola Secundária Manuel da Fonseca proporcionaram um momento de dança e no final do dia 4 de dezembro, a professora de matemática da Escola Secundária Manuel da Fonseca, Ana Vieira foi homenageada pelos seus pares pelos anos dedicados ao ensino da disciplina.