O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, foi um dos autarcas alentejanos que marcou presença em Madrid, no dia 13 de fevereiro, no Teatro do Círculo de Bellas Artes, na marcante estreia do cante alentejano na capital espanhola, a cargo dos cantadores de Vila Nova de São Bento (Serpa) d’Os Ganhões de Castro Verde e dos Moços D`uma Cana.
À saída, as cerca de 600 pessoas que enchiam a sala tiveram a oportunidade de provar os sabores do Alentejo, com a degustação de produtos regionais de Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja, os oito municípios por onde vai passar a 12.ª edição do Festival Terras Sem Sombra – festival de música sacra do Baixo Alentejo – cuja apresentação decorreu dia 11 de fevereiro, na Embaixada de Portugal, e na qual estiveram inseridas estas atividades ligadas ao Alentejo. O Município de Santiago do Cacém deu a conhecer as suas alcomonias, os seus rebuçados de pinhão e o seu mel, tendo também mostrado o seu artesanato para acondicionamento e decoração de mesa. Foram ainda distribuídos, pelos presentes, folhetos de promoção turística do Município em espanhol.
O FTSS vai decorrer entre fevereiro e julho, numa organização do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Santiago do Cacém volta este ano a fazer parte do roteiro deste Festival, que conjuga a música sacra com atividades ligadas à preservação do ambiente e à biodiversidade. A passagem do FTSS por Santiago do Cacém está agendada para os dias 2 e 3 de abril.
Fotos: José Ferrolho