
Durante quatro dias, o Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém foi montra do mundo rural e dos produtos locais, espaço de negócios e de troca de experiências, palco de momento de convívio e de tempo em família na 37.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que decorreu de 29 de maio a 1 de junho.
“O balanço desta edição é claramente positivo,” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, “foram dias bastante intensos, com milhares de pessoas no recinto da feira e muitas dinâmicas, cumprindo o grande propósito que definimos para a edição deste ano.”
As propostas do programa da Santiagro “foram um sucesso”, sublinhou Álvaro Beijinha. “Desde o espetáculo que assinalou o Dia Mundial da Criança às atividades do Espaço Natura, aos concertos com artistas nacionais de renome, aos showcookings e às provas de vinhos, rum e gin. Os espetáculos equestres e demonstrações em que o cavalo esteve em destaque, sem esquecer a homenagem que prestamos aos cavaleiros e às coudelarias, sempre presentes no evento.” Mas a Santiagro “é também uma feira de atividades económicas, e dos contactos que mantivemos, com os empresários, os expositores, a restauração e os produtores agropecuários, sentimos claramente que a sua participação lhes proporcionou benefícios,” referiu o Autarca.
Estes bons resultados são para Álvaro Beijinha “reflexo do trabalho de muitas pessoas, desde logo dos trabalhadores da Câmara Municipal, dos nossos parceiros, dos expositores e dos visitantes com o seu comportamento positivo.”
Nesta edição os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Um Concelho para Todos”, refletindo o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém nos últimos 12 anos.
A 37.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo contou com os concertos de Dillaz, Van Zee e Sara Santini, Dino D’Santiago e Wilson Honrado e Os Quatro e Meia. Os visitantes puderam aproveitar, ainda, as apresentações de DJs Lighthouse, Cristian F e Miss Sheila. A tradição musical do Concelho e da região também fez parte do programa com grupos corais alentejanos e os “Fados Marialva e o Cavalo Lusitano”.
O Dia Mundial da Criança, 1 de junho, foi celebrado com grande animação trazida pelo Professor Idalécio. Os mais novos no Espaço Natura ficaram a conhecer o mundo das aves de rapina, dos répteis e dos aracnídeos. O Disco Fun proporcionou à “criançada” uma discoteca com cocktails originais.
O cavalo continua a ser uma das grandes atrações da feira, com os tradicionais batismos equestres, gincanas, a Poule de Dressage, a Gala do Centro Equestre de Santo André e diversos espetáculos onde o cavalo foi a estrela principal.
O mundo rural faz parte da identidade da Santiagro e a exposição de equídeos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves atraiu milhares de visitantes. Outra das imagens de marca são os momentos tradicionais, como as ordenhas, as tosquias e a alimentação de borregos.
A Feira também foi uma montra dos produtos locais, com provas de Rum da destilaria Black Pig, Gin do Botico, vinhos Curvatura e Sudoeste. Para além de expositores que apresentaram os seus produtos, o evento contou ainda com a demonstração da arte da cocaria, apresentada pelo Chef David Proença, e o Santiagro Cooking que contou com as propostas dos chefes Dinis Diogo, João Pacheco e David Vitorino.
O comboio da Santiagro é uma aposta ganha, circulou pela cidade de Santiago do Cacém, transportando centenas de visitantes, para o recinto da Feira, onde podiam desfrutar de diversas atividades para toda a família.
O certame volta no próximo ano, com a certeza de que o melhor que há no município de Santiago do Cacém e na região estará em destaque.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025
- Santiagro 2025