O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, manifestou a sua satisfação pela assinatura do ato de consignação da duplicação para quatro faixas de rodagem do troço de 15 km do IP-8/A26 entre as Relvas Verdes e o Roncão, no concelho de Santiago do Cacém. A cerimónia decorreu, no dia 8 de julho, na sede da Infraestruturas de Portugal, IP., em Almada.
Álvaro Beijinha, que esteve presente na cerimónia integrando a delegação da Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL), sublinhou que o retomar das obras, paradas desde 2001, “era uma reivindicação antiga dos Autarcas da região” que, ao longo destes anos, foi “exigida junto dos vários membros do Governo e da IP.”
Álvaro Beijinha avançou que “houve por parte do Governo o compromisso de prosseguir a via até Grândola Norte, sendo que decorrem os estudos de impacto ambiental, e segundo o que nos foi transmitido pela IP pretendem consignar essa obra no início de 2025.” A concretização da ligação Sines /Grândola Norte “é fundamental para o desenvolvimento económico da região, e consequentemente do concelho de Santiago do Cacém, seja do ponto de vista da acessibilidade das populações, do desenvolvimento do porto e da plataforma industrial e logística de Sines, como do turismo porque é importante encurtar distâncias.”
A DST foi a empresa vencedora do concurso. A obra terá um custo de 45 milhões de euros (suportados pelo PRR) e tem um prazo de execução de 540 dias (cerca de ano e meio), pelo que se aguarda que fique concluída no início de 2026.
Segundo as Infraestruturas de Portugal, as obras serão realizadas com o tráfego aberto, prevendo-se apenas condicionamentos pontuais alternados quando seja estritamente necessário.
A Esta obra é a primeira das duas fases dos trabalhos que irão dotar com perfil de autoestrada o IP-8/A26 entre Sines e o nó Grândola Norte da autoestrada A2, que liga Lisboa ao Algarve. A segunda fase dos trabalhos alargará o troço do IP-8/A26 entre o Roncão e a A2.
Na cerimónia de assinatura do contrato estiveram presentes, para além de Vítor Proença, Presidente da CIMAL, da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, os presidentes das câmaras municipais de Grândola, António Figueira Mendes, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, bem como o vice-presidente do Município de Sines, Fernando Ramos.