A 20 de Junho de 2008 foi inaugurada a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Litoral Alentejano.
Dez anos depois é assinalada e comemorada a existência da Unidade, agora como um Serviço integrado hospitalar e domiciliário, serviço transversal da ULS do Litoral Alentejano.
“O percurso tem sido muito complexo, mas nunca nos desviámos do nosso objetivo primordial e a nossa equipa tem sempre trabalhado para prestar Cuidados Paliativos de qualidade a pessoas que sofrem por doença muito grave e/ou avançada, incurável e progressiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do doente e sua família. Também temos sempre contribuído para o desenvolvimento e valorização dos Cuidados Paliativos em Portugal.”. Na nota de imprensa a USLA agradece “a todos os que ao longo destes anos nos têm apoiado nesta tarefa, nem sempre fácil, de cumprir esta missão, muito em particular aos doentes e suas famílias que tivemos o privilégio de acompanhar.”
As comemorações estão abertas à participação de profissionais de saúde e cidadãos em geral.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém endereça uma palavra de apreço a todos os profissionais de saúde, que ao longo destes 10 anos, têm contribuído para o alicerçar desta Unidade tão importante para melhorar a qualidade de vida dos doentes e suas famílias.
Fonte: ULSLA