A 6.ª e antepenúltima etapa da Presidência nas Freguesias decorreu entre os dias 12 e 14 de junho, na Abela, uma vez mais com um balanço muito positivo e com destaque particular para a perspetiva de uma quase duplicação do número de alunos do pré-escolar para o ano letivo 2017/2018.
Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, considera este aumento “muito importante, principalmente nestas aldeias mais pequenas. Dá-nos esperança para um futuro mais optimista e risonho”. A comitiva visitou não só a escola da Abela, como também a escola do Arealão, que adquiriu um forte simbolismo nos últimos anos. “Confirmámos aquilo que defendemos há quatro anos, altura em que lutámos, em conjunto com as populações e com a Junta de Freguesia, pela manutenção da escola. Na altura, houve intenção do Governo de a encerrar”. Álvaro Beijinha destaca “os investimentos muito significativos que entretanto foram feitos por parte da Câmara e da Junta, para dar mais condições aos alunos. Confirmámos também que houve um aumento de alunos nos últimos anos”, sublinha o Presidente da CMSC. “Queremos que esta escola se mantenha de portas abertas, pois tem uma importância muito grande no Arealão”.
Outro dos destaques, na freguesia da Abela, voltou a incidir na força dos turismo rurais, com um forte impacto na economia local. A penúltima etapa da Presidência nas Freguesias 2017 está agendada para os dias 20, 21 e 22 de junho, na União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.