
O Município de Santiago do Cacém organiza, de 8 a 10 de setembro, a 3.ª edição do “Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa − Mostra gastronómica nos restaurantes”, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado. O objetivo principal é impulsionar a economia local através de um produto de reconhecida qualidade como património gastronómico local – o tomate – mas também promover a gastronomia.
A história deste fruto ganha protagonismo na Europa no final do século XVI, sendo introduzido rapidamente na cultura gastronómica portuguesa nesta época.
Em Alvalade, o Tomate começa a ser cultivado em 1959 e atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, é assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta freguesia e à água abundante de Campilhas e do Alto Sado.
O tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico e compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se de várias formas como na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico.
Porque as condições existentes são razões facilitadoras de energias positivas, e porque o tomate faz tão bem como sabe, fica feito o convite para saborear os pitéus que cada restaurante aderente a este Festival, preparou com Tomates produzidos por associados da Alensado, CRL.
Nesta 3.ª edição, os restaurantes aderentes prometem não “abrandar” nas novidades e vão refinar ainda mais as suas iguarias. Os estabelecimentos que embarcam em mais este grande desafio gastronómico promovido pela CMSC são a Churrasqueira da Mimosa, o Bar Casa do Petisco Bombeiros, o Snack Bar O Messias, o Restaurante Alvalade e o Restaurante São Sebastião da Mimosa.
Estas são as ementas propostas por cada um dos restaurantes participantes: BAR CASA DO PETISCO BOMBEIROS – Bochecha em molho de tomate; Sardinhas em molho de tomate; Arroz de tomate com peixe frito: Costeletas de cebolada em molho de tomate; Requeijão com doce de tomate. CHURRASQUEIRA DA MIMOSA – Creme de tomate com feijão-verde; Frango estufado com tomate e pimentos; Wrap de frango e legumes com molho de tomate; Carapauzinhos com arroz de tomate:; Sopas de tomate com ovo escalfado; Delícia de nata com doce de tomate. RESTAURANTE ALVALADE – Queijo Fresco com doce de tomate; Bochechas de tomatada; Caldeirada de Borrego; Choco frito com arroz de tomate malandrinho; Bacalhau com molho de tomate; Gaspacho com carapaus fritos; Cheesecake com doce de tomate RESTAURANTE SÃO SEBASTIÃO DA MIMOSA: Creme de tomate; Tomatada de sardinhas; Carapaus fritos com arroz de tomate; Borrego em molho de tomate; Cheesecake de tomate SNACK-BAR O MESSIAS: Gaspacho Alentejano; Tosta Mista com tomate; Bifana com tomate; Bifana com tomate e queijo; Bifana acompanhada com salada de tomate; Pão alentejano torrado com azeite e tomate.
Este ano, destaque para os dois bailes que integram o programa do Festival, uma novidade em relação aos anos anteriores. Na sexta-feira, dia 8, Toi Romão será o responsável pela animação; e no sábado, dia 9, será Marco Filipe a animar a noite. Ambos os bailes estão agendados para as 21h00, no Jardim da Mimosa.