Já são conhecidos os alunos vencedores da 1.ª edição do Prémio Literário Escolar – Escrever com Prazer, instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o objetivo de promover a escrita, junto dos mais jovens. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 17 de outubro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
O júri deliberou, dia 30 de setembro, por unanimidade, distinguir as seguintes obras:
– “Os gatos da dona Augusta”, de Afonso Monteiro Fernandes, na categoria A – 1º Ciclo do Ensino Básico;
– “Sonho acordado”, de Álvaro Tavares Ventura da Silva, na categoria C – 3º Ciclo do Ensino Básico;
– “O vizinho do segundo esquerdo”, de Clara Ramos Pexirra, na categoria D – Ensino Secundário.
Ao instituir o Prémio Literário Escolar – Escrever com Prazer, o Município de Santiago do Cacém ambiciona desempenhar um papel ativo na promoção da escrita e fomentar um elo de ligação entre a escola e o meio envolvente, ao mesmo tempo que promove a participação, capacitação e valorização de competências linguísticas dos estudantes inscritos nas escolas do Concelho.
Nesta edição do Prémio Literário Escolar – Escrever com Prazer, o júri foi constituído por Andreia Salgueiro, da equipa editorial da Alfarroba, mediadora de leitura e formadora na área do livro, da leitura e da ilustração; Margarida Andrade, em representação da Autarquia na área da juventude, e Paula Cusati, mediadora de leitura e formadora na área da promoção da leitura e da escrita.