A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou hoje, dia 29 de outubro, em Reunião de Câmara o apoio extraordinário às Associações Humanitárias de Bombeiros do Município, Alvalade, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém e Santo André, para ajudar o trabalho destas associações no combate da COVID-19. A verba de 20 mil euros será repartida em quatro partes iguais por estas Corporações de Bombeiros.
Recorde-se que no âmbito das medidas de apoio de combate à COVID-19, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém desde março que tem vindo a efetuar ações de apoio às Corporações de Bombeiros do Concelho com a distribuição de material de proteção individual, desinfeção e higienização.
No final do mês de julho a Autarquia realizou uma ação de apoio de grande dimensão com a entrega de 800 máscaras cirúrgicas, 400 fatos de proteção individual, 4.000 pares de luvas cirúrgicas, 80 óculos de proteção, 160 pares de proteção para botas e 60 litros de álcool-gel.
Em setembro efetuou-se o reforço de material junto das Corporações de Bombeiros com a distribuição de máscaras cirúrgicas e álcool-gel.
Para novembro está prevista uma nova ação, por parte da Autarquia, que irá entregar máscaras cirúrgicas e fatos de proteção individual aos bombeiros.
A Autarquia estendeu, também, as ações de higienização e desinfeção que realizou no Concelho, como medida de combate à pandemia por COVID-19, às instalações dos Bombeiros Voluntários e Mistos.
Estas ofertas de material e ações de desinfeção dos quartéis pretendem contribuir para a proteção dos bombeiros durante a prestação de socorro às populações.