O concelho de Santiago do Cacém marca presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre de 17 a 20 de março no espaço da Feira Internacional de Lisboa (FIL). Esta é a oportunidade para mostrar, a quem nos visita no stand da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o que de melhor temos para oferecer. O artesanato, a gastronomia, os hotéis, o turismo rural e de habitação, o património histórico e as paisagens naturais: planícies, serras e praias vão estar em destaque, no Pavilhão 01 stand AL02.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinha “que vamos ter uma presença forte naquela que é a maior montra do turismo em Portugal”. O Concelho estará inserido na Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo com um stand duplo, “onde os nossos empresários e produtores locais vão apresentar os seus serviços e produtos”. Uma das iniciativas promovidas pela Autarquia será a apresentação do Museu de Arqueologia de Alvalade.
A BTL é uma oportunidade para o estabelecer de contactos, há várias edições que a Câmara Municipal “convida os agentes turísticos locais a visitar o certame, pois esta é uma oportunidade para dar visibilidade às suas empresas, de trazer novas ideias, de potenciar novas oportunidades de negócio.” Por isso, as expectativas são “elevadas, porque temos realizado um percurso de promoção do nosso Município a vários níveis e a presença na BLT é uma das ações mais significativas desse caminho.”
De sublinhar que, de acordo com dados do INE, tem-se assistido a um crescimento notável a nível turístico no concelho de Santiago do Cacém, onde praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos diretos na hotelaria, nos últimos quatro anos, assistiu-se a um crescimento de quase 130%, passando de 2,5 para 5,3 milhões de euros.
A BTL conta com participação das principais agências de viagem e operadores turísticos presentes no mercado português e destina-se não só aos profissionais do setor, mas também ao público que procura conhecer as novidades em termos de destinos, ou marcar desde logo as próximas férias, ou as “escapadinhas” de fim de semana.