
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou, no dia 18 de setembro, uma reunião pública com o objetivo de auscultar a população e recolher contributos para a revisão do Plano de Urbanização de Santiago do Cacém. A sessão teve lugar na Sala de Sessões do Edifício-Sede do Município e contou com a participação de munícipes e técnicos convidados.
Durante a reunião foram apresentadas diversas sugestões, destacando-se temas como as acessibilidades, a mobilidade, o estacionamento, a arborização, a habitação, a expansão do parque escolar e a ampliação do perímetro urbano, entre outros.
A conduzir a reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirmou que “há que perspetivar o crescimento da cidade com base nas expectativas de desenvolvimento da região, tendo em conta os investimentos previstos, o que irá significar um acréscimo significativo da população.” A acompanhar a reunião estiveram presentes a Vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Gestão Urbanística, Mónica Pires de Aguiar, e toda a equipa técnica do município e a equipa externa responsável pela elaboração da revisão Plano de Urbanização da cidade.

A revisão dos planos municipais decorre da necessidade de adaptação à evolução, a médio e longo prazo, das condições ambientais, económicas, sociais e culturais que estiveram na base da sua elaboração, tendo em conta os relatórios sobre o estado do ordenamento do território.
Foi, ainda, salientado que muitos dos investimentos propostos são da responsabilidade da Administração Central, não obstante a Autarquia procurar criar condições para a sua concretização. Os técnicos presentes frisaram que o documento a elaborar deverá respeitar a realidade existente no território, promover as ampliações necessárias e assentar em propostas exequíveis e realistas tendo em conta a capacidade de investimento.
O Plano de Urbanização abrange o território correspondente ao solo urbano do Perímetro Urbano do Aglomerado de Santiago do Cacém e ao solo rústico envolvente, em conformidade com o Plano Diretor Municipal de Santiago do Cacém.