
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realizou, dia 14 de junho, a cerimónia de inauguração das obras de Valorização do Jardim Municipal de Santiago do Cacém e do Espaço Envolvente, um investimento 1,9 milhões de euros que pretendeu requalificar a imagem geral do espaço, quer paisagisticamente, quer funcionalmente, preservando a memória e privilegiando a circulação pedonal.
A ocasião foi marcada pelo descerrar da placa de inauguração pelo Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha, e pela Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente. Os dois autarcas manifestaram a sua “satisfação e felicidade” pela renovação deste espaço emblemático da cidade, desejando que “seja fruído por toda a população, e que se mantenha como um ponto de encontro, de lazer e de convívio.” Na cerimónia estiveram, igualmente, presentes os vereadores da Câmara Municipal, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, a Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, e a população que se reuniu para a celebração.
Para celebrar a renovação deste centenário jardim decorreu o espetáculo “E se as árvores falassem?”, que pretendeu envolver a todos na magia e na reflexão sobre a importância do espaço. Uma oportunidade única de conectar passado, presente e futuro, valorizando ainda mais o espaço cheio de histórias, segredos, encontros e vozes que as árvores do jardim poderiam compartilhar se pudesse falar.
A área de valorização correspondeu à Praça do Município e a um troço da Avenida D. Nuno Álvares Pereira e a obra esteve a cargo da empresa Tecnovia, Sociedade de Empreitadas, S.A. A intervenção beneficiou a reabilitação dos canteiros existentes; a colocação de novo mobiliário e equipamento urbano; a construção de uma área de quiosque com zona de esplanada; a requalificação das áreas de circulação pedonal; a reabilitação dos passeios existentes; a criação de acessos desnivelados às passadeiras; a remoção de obstáculos; a criação de bolsas de estacionamento; o reforço da rede de abastecimento de água e reconfiguração da rede de pluviais; a pavimentação e nova sinalização rodoviária.
A iniciativa contou com as participações da Fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, do Grupo de acrobatas do Chapitô, Coral Harmonia Juvenil, Puro Cante, Grupo Coral Bafos de Baco, Joana Luz, Ricardo Martins, Fernando Vicente, Carlos Silva, e a Brass Band – alunos da Academia de Música de Santo André, e o apoio de Edgar Gamito Unipessoal – Cortiças e Lenhas, e a Contra Regra – Associação Cultural / Teatro do Mar.