Sob o lema “O Natal nas nossas mãos” a Câmara Municipal de Santiago do Cacém lançou o desafio à população para que as decorações do Natal de 2019, nas ruas do Concelho, sejam elaboradas com sacos de plástico. A iniciativa já está a decorrer com a recolha de sacos de plástico transparentes e a elaboração de rosetas decorativas com a técnica de croché.
Numa altura em que as questões da sustentabilidade ambiental, na qual se inclui a importância da reciclagem, estão na ordem do dia, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera que esta iniciativa tem todo o interesse porque recicla os sacos de plástico e cria decorações de Natal, sem qualquer custo e recorre à tradicional técnica do croché.
O projeto “O Natal nas nossas mãos” envolve a população do concelho de Santiago do Cacém, novos e velhos, que dão mãos para criarem os enfeitas da época natalícia e contribuir assim para a nossa sustentabilidade ambiental.
Os objetivos são: reforçar o espírito natalício, a mobilização da população e a decoração das localidades do Concelho durante a quadra natalícia deste ano, aliando a reutilização com decorações que primem pela sustentabilidade e respeito pelo ambiente. As rosetas serão elaboradas pela população em geral que se queira associar a este projeto.
Quem pretender contribuir com a entrega de sacos, poderá fazê-lo nos equipamentos municipais e nas Juntas de Freguesia.
Responderam afirmativamente ao desafio todas as Juntas de Freguesia do Município, que para além de recolherem os sacos plásticos irão promover com a população a elaboração das rosetas e a construção das árvores de Natal.
Para esclarecimento de dúvidas acerca do projeto, os interessados em participarem, podem contactar os serviços da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo através do telefone 269 829 419 ou e-mail: ddet@cm-santiagocacem.pt