A Câmara Municipal de Santiago do Cacém celebra o centenário do nascimento do professor Manuel João da Silva, no dia 1 de dezembro, pelas 16h00, com a inauguração de um Monumento Evocativo, localizado na Rua Manuel João da Silva, em Santiago do Cacém, de autoria de Raquel Ventura. Neste dia será, igualmente, inaugurada, pelas 16h15, a exposição “Manuel João da Silva – Riquezas dos Falares Regionais”, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
O professor Manuel João da Silva era um profundo conhecedor da cultura local, em especial do concelho de Santiago do Cacém, destacou-se pelas várias investigações sobre os falares regionais. A vida dos trabalhadores rurais, a história local e todo o património oral da região têm um papel central nas suas obras. Listou mais de mil expressões regionais que não se encontravam em nenhum dicionário. Obras que foram editadas pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e ilustradas por José Luís Antunes.
A iniciativa terá a participação do Ensemble de Guitarras da Escola de Municipal de Música de Santiago do Cacém.
A Exposição “Manuel João da Silva – Riquezas dos Falares Regionais” estará patente de 1 a 30 de dezembro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.