O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, faz um balanço positivo da visita da Presidência à Freguesia do Cercal do Alentejo, que decorreu entre os dias 7 e 9 de maio, salientando que “esta Freguesia tem vindo a destacar-se em vários setores”.
Para o autarca “ultimamente o turismo tem mostrado muita dinâmica, porque o Cercal do Alentejo tem uma beleza natural única, entre serras e mar. Outro fator que tem contribuído para este cenário é o fenómeno da Rota Vicentina, uma rota pedestre que começa em Santiago do Cacém e termina em Sagres”. Ainda na vertente do turismo, novos projetos têm nascido na Freguesia como o alojamento local “Solar do Alentejo” enquanto outros assumem-se como referências internacionais e projetam a sua expansão como o resort “Herdade da Matinha”. Neste âmbito, Álvaro Beijinha sublinha que “o Cercal do Alentejo tem vindo a contribuir decididamente para o crescimento turístico que temos registado no nosso Concelho nos últimos anos”.
O movimento associativo da Freguesia tem obras em curso e equipamentos projetados que vão trazer mais-valias à população. Álvaro Beijinha refere que “as obras de renovação do quartel dos Bombeiros Voluntários têm a Câmara Municipal como parceira na sua concretização. A colocação de relva sintética no campo do Juventude Cercalense é uma ambição do clube. Tendo a Câmara assumido o compromisso este ano de atribuir uma verba para financiar o projeto, à semelhança do que fez com outros clubes, e acreditamos que a curto prazo se possa avançar para as obras”.
Na reunião com os representantes da Casa do Povo do Cercal do Alentejo os eleitos inteiraram-se da intenção da entidade de construir um lar de idosos e conforme avança o autarca “a Câmara Municipal disponibilizou um terreno para esse efeito, que se situa junto das atuais instalações do Centro de Dia.” Álvaro Beijinha diz que “se tudo correr como previsto, na Assembleia Municipal de junho será deliberada a cedência formal do terreno à Casa do Povo, para que possam avançar com o projeto.” Os responsáveis da instituição vão apresentar uma candidatura a Fundos Comunitários para financiarem a construção do Lar.
O executivo da Câmara Municipal reuniu, ainda, com os representantes da Associação de Moradores da Sonega e os Amigos das Catifarras, que apresentaram aos autarcas as suas necessidades. Durante estes três dias a comitiva percorreu também as localidades de Aldeia do Cano, do Areal, do Espadanal, do Chaparral e da Pouca Farinha.
Foi apresentado o Festival Gastronómico da Patanisca que “é uma iniciativa que pretendemos levar a cabo este ano e que vai envolver a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e as associações” explica Álvaro Beijinha. Esta iniciativa irá acontecer durante o próximo verão a par do espetáculo musical que se realizará no Largo do Caeiros, e que pretende, também, envolver os restaurantes da Vila.
A Presidência nas Freguesias não deixou de visitar as escolas do Cercal do Alentejo, destacando o investimento que a Câmara Municipal realizou com a instalação de quadros interativos nas salas de aulas.
O Presidente da Autarquia destacou, igualmente, o crescimento verificado no Parque Empresarial com novas empresas interessadas e adquirir lotes de terreno, outras em fase de licenciamento e outras, ainda, em fase de conclusão de obras das instalações.
O centro histórico do Cercal do Alentejo mereceu atenção tendo em consideração que será objeto de requalificação “cujo projeto já foi apresentado à população e cuja obra pretendemos iniciar este ano”, realça Álvaro Beijinha. Esta intervenção, por um lado, melhora a vida dos moradores e, por outro, torna a vila mais atrativa para os visitantes.
Na visita à Freguesia do Cercal do Alentejo o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, António Albino, os Vereadores com Pelouros e os técnicos das respetivas áreas que percorreram a Freguesia para se inteirarem da realidade e das preocupações da população.
Na visita à Freguesia do Cercal do Alentejo o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, António Albino, os Vereadores com Pelouros e os técnicos das respetivas áreas que percorreram a Freguesia para se inteirarem da realidade e das preocupações da população.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha