
A 12.ª edição dos Contos Traquinas teve lugar na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, no dia 8 de abril, e juntou cerca de 150 participantes ao longo do dia, numa iniciativa integrada na Comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinalou no dia 2 deste mês.
O dia foi recheado de atividades, com um forte envolvimento não só das crianças, mas também dos pais e outros familiares que se deixaram envolver pelo atrativo conjunto de iniciativas, que teve início logo pela manhã, com os mais novos a assumirem o papel de contadores de histórias, na rubrica “Eu conto, Tu contas, Ele conta… vem contar uma história”. O ponto alto ficou reservado para a tarde, com a sessão de contos “Storia! Storia!”, a cargo do escritor, pintor, ilustrador e contador de histórias Miguel Horta, com narrativas que englobaram temáticas tão variadas como pragas algarvias, contos crioulos, ou histórias de pescadores. O dia terminou com uma conversa com o próprio Miguel Horta, a propósito da sua vida e obra.
A expressão plástica também teve lugar de destaque ao longo do dia, com os “Artistas Traquinas” a não deixarem os seus créditos por mãos alheias.