Quinze crianças entre os 6 e os 12 anos foram desafiadas a participarem na oficina “Nós e o Meio Onde Habitamos”, que decorreu na manhã do dia 21 de outubro, no Mercado Municipal de Santiago do Cacém.
O objetivo desta oficina organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém foi desenvolver e estimular a consciência crítica sobre a arquitetura, a constituição e as vivências de uma área urbana, com o recurso a atividades lúdico-didáticas.
Os mais pequenos foram desafiados a avaliar, projetar e construir a organização do espaço onde a sociedade habita. Pretendeu-se, no trabalho em grupo, focar a exploração de métodos associados à melhor conceção espacial, através da abordagem de conceitos como: a forma, a função, e a escala, sem esquecer, a reutilização, a reciclagem e o meio-ambiente.
A Oficina “Nós e Meio Onde Habitamos” integrada no plano de ação do Município de Santiago do Cacém – Insucesso Zero/Igualdade na Educação – que visa contribuir para a redução e prevenção do insucesso escolar e foi candidatada a cofinanciamento do Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo (PO Alentejo 2020), através da Tipologia de Intervenção “Medidas educativas orientadas para a promoção do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar”.