Foi inaugurada, no Museu Municipal de Santiago do Cacém, dia 7 de fevereiro, a exposição “Ocultas Faces de Rostos Ocultos”, promovida pela CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos. A tradição ibérica, povoada por caretos e cabeçudos, foi a inspiração para a criação destas máscaras elaboradas pelos utentes da CEDEMA, que pode ser visitada até dia 7 de março.
A inauguração da exposição ficou marcada por um desfile pela Praça do Município, acompanhado pela percussão da Escola Municipal de Música, que terminou no átrio da Câmara Municipal onde o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e os Vereadores receberam o cortejo de mascarados. O Vereador com Pelouro da Cultura, Jaime Cáceres, durante a inauguração oficial no Museu Municipal destacou a política de inclusão desenvolvida pela Autarquia que levou a acolher esta exposição.
As “Ocultas Faces de Rostos Ocultos” nasceu de um desafio que levou a CEDEMA a realizar uma parceria com o Festival Internacional da Máscara Ibérica que culminou com a presença dos trabalhos da Associação na edição 2017 . Entretanto, foram convidados para outras edições do Festival e começaram a sentir a vontade de divulgar o seu trabalho, desenvolvido nas salas de atividades ocupacionais. Para dar forma a este trabalho recorreram a material reciclado e criaram máscaras que retratam a tradição ibérica, mas que têm, também, inspiração na América Latina, Índia e Japão.