
O Município de Santiago do Cacém celebrou oito contratos-programa com atletas individuais que participam em competições nacionais e internacionais de elevado relevo. O valor global, atribuído pelos contratos, referem-se ao ano de 2025, com um valor global de cerca de 7.300 euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, sublinhou que esta verba poderá vir a ser reforçada em anos futuros, de acordo com as previsões orçamentais, com o objetivo de “fomentar o desporto e apoiar a profissionalização destes atletas, evitando que fiquem por sua conta e risco ou dependentes exclusivamente de apoios comerciais”.
Segundo o autarca, estes contratos-programa constituem também uma forma de promover o Município através do desporto e do trabalho desenvolvido a nível local. “Os apoios têm um efeito indireto muito positivo na população, uma vez que falamos de atletas de referência, que podem estimular a prática desportiva, o exercício físico e servir de exemplo para os mais jovens, que se revejam neles e desejem seguir o mesmo percurso”, referiu, acrescentando que o objetivo é afirmar Santiago do Cacém como “um Município amigo do desporto e da prática desportiva”.
Os contratos-programa abrangem os atletas: Ana Filipa Santos (Ténis), Bruno Rosa (BTT), Carlos Rosário (Triatlo), Emanuel Diogo (Atletismo / Duatlo), Fernando Sebastião (Tiro Desportivo), Flávio Pacheco (Paraciclismo), Mauro Inácio (Natação) e Vítor Madeira (Atletismo).

Podem candidatar-se a estes apoios atletas de modalidades individuais com residência legal no concelho de Santiago do Cacém cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade, constitua um estímulo à prática do desporto. São elegíveis atletas com ou sem vínculo a clubes, em função das especificidades da modalidade praticada, desde que participem em provas ou campeonatos de âmbito nacional e/ou internacional.
Para beneficiarem do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os interessados devem apresentar a respetiva candidatura por escrito, acompanhada da documentação exigida, durante o mês de janeiro de 2026, bem como entregar, dentro dos prazos estabelecidos, os comprovativos das despesas realizadas nas participações em provas.






Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira