O Museu de Arqueologia de Alvalade foi dado a conhecer ao público da Bolsa de Turismo de Lisboa, como um ex-libris e local de ponto obrigatório na visita turística ao nosso Município.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Museu de Arqueologia de Alvalade foi apresentado por Célia Soares, da Divisão da Cultura e Desporto, a uma plateia atenta e deliciada com o enquadramento das várias épocas que o Museu representa e que pode ser conhecida através do uso de tecnologia para a realidade aumentada, nomeadamente a aplicação gratuita para dispositivo móvel (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.byar.arqueologiaalvalade), que permite ao visitante uma interação com algumas figuras expostas, como é o caso do homem representativo dos guerreiros do bronze ou ouvir a música dos anjos pintados na abóbada da igreja. O Museu de Arqueologia de Alvalade oferece aos visitantes uma viajem pela história do território através da paleontologia, pela observação de alguns fósseis, e da arqueologia, através de inúmeros achados arqueológicos. Foi assim que o público da Bolsa de Turismo de Lisboa ficou a conhecer o mais recente equipamento municipal de Santiago do Cacém, que está localizado na antiga igreja da misericórdia, na vila de Alvalade.
O Município de Santiago do Cacém, inserido na Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, marcou presença durante os quatro dias de realização do evento e fez-se acompanhar pelos artesãos locais, Armando Laranjeira (cestaria), Isaurinda Pereira (arte e traje), José Maria Dias (miniaturas de carroças em madeira), Ana Paula Lança (cerâmica) e a Sadilar. Também foi possível encontrar os nossos produtos regionais, como os chocolates da Nau de Cacau, os Azeites do Parral, as tradicionais alcomonias e os rebuçados de pinhão da Doces CCHV, e o Black Pig Gin – o gin do Alentejo mais premiado da Europa. A presença dos Klandestinos possibilitou aos visitantes a prova das suas migas doces. Os Agentes Turísticos de Santiago do Cacém também tiveram a oportunidade de registar a sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa numa visita promovida pelo Município.
Foram várias as figuras públicas portuguesas, das mais diversas áreas, que passaram pelo stand do Município de Santiago do Cacém, nomeadamente Isabel Valadeiro, José Mata, Mónica Jardim, José Figueiras, FF, Paulo Pires, Anjos e Paula Neves.
A Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada na Feira Internacional de Lisboa (FIL), é uma iniciativa que junta, anualmente, todos os concelhos das diferentes regiões de Portugal continental e ilhas.