A Câmara Municipal de Santiago do Cacém no âmbito da iniciativa Presidência nas Freguesias 2021 visitou, de 22 a 25 de junho, a freguesia de Santo André. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros e os técnicos das respetivas áreas, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, e o membro de executivo António Canaria, estiveram na Freguesia para identificar localmente as necessidades e preocupações da população.
No balanço da visita, Álvaro Beijinha sublinhou que “não posso deixar de destacar as requalificações realizadas nos últimos anos.” Neste sentido, o Autarca realçou a intervenção no Bairro das Flores e no Bairro do Pinhal, que são “duas grandes obras de qualificação do espaço público cujo investimento conjunto ultrapassou os três milhões de euros”. De salientar também a remodelação das Escolas Básicas de Vila Nova de Santo André, a EB n. º3, no mandato anterior, a EB n. º4 e a EB n. º2, estando esta última em execução. O Autarca considerou, igualmente, relevantes os investimentos de valor menos avultado, “mas também importantes para a população” como os arranjos exteriores na “estrada ao redor”, com custos na ordem dos 100 mil euros.
Relativamente aos Bairros “é certo que temos mais necessidades para responder como no da Atalaia e no das Torres, que ainda não foram intervencionados, mas que nós verificámos que precisam de ser requalificados”, e o do Pôr-do-Sol, “onde foi já efetuada uma requalificação, no entanto, há a necessidade de voltar a ser intervencionado. Acrescentando Álvaro Beijinha que “na Freguesia há outros espaços que merecem a nossa atenção.”
A comitiva deslocou-se ao Parque de Empresas de Santo André, “que será totalmente requalificado, uma obra cuja adjudicação irá em breve à reunião de Câmara Municipal, num investimento superior a dois milhões de euros, embora tenha sido alvo recente de intervenções ao nível de alguns dos arruamentos e passeios.”
Álvaro Beijinha realçou as condições que o Parque Desportivo da cidade oferece atualmente “que nada têm a ver com o que há dez anos existia”, com o pavilhão e os campos relvado e sintético de futebol. Investimentos aos quais se juntam, por exemplo, a aquisição pela Câmara Municipal de um Praticável de Ginástica para o Pavilhão Municipal Padre Amadeu Pinto, no valor de quase seis mil e quatrocentos euros, os cacifos adquiridos para os balneários de futebol e a colocação de cadeiras nas bancadas do pavilhão, um investimento de cerca de três mil euros, que dotou o espaço desportivo com 320 lugares.
O Presidente da Câmara Municipal destacou, igualmente, os investimentos no Caminho Municipal 1085, que liga Santo André a Brescos, com um custo na ordem dos setecentos mil euros suportados na totalidade pela Autarquia, e no troço entre a Aldeia de Santo André e a Estrada Nacional 261. Em Deixa-o-Resto foi requalificada a zona de passeios seguida da plantação de novas árvores, obra com um valor na ordem dos 100 mil euros.
Da visita fez parte a deslocação à Aldeia e Costa de Santo André, a Brescos, a Deixa-o-Resto, ao Azinhal, ao Giz, aos Foros da Queimada e aos Foros da Quinta. Em Vila Nova de Santo André, para além de percorrerem as ruas da cidade, os eleitos visitaram as obras de requalificação da Escola Básica n.º 2, de 1º Ciclo e Jardim de Infância, investimento num valor que ronda os 768 mil euros. A presença da comitiva, também, foi registada na Rua da Âncora e Passeio das Barcas, onde já decorre uma intervenção orçada em mais de 200 mil euros que é suportada na totalidade pela Autarquia.
Os eleitos visitaram as obras da Chesandré Cooperativa de Habitação e o terreno onde será construída a Residência de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, que irá receber o nome do Padre Manuel Malvar, ambos os projetos a serem desenvolvidos em terrenos cedidos pela Autarquia. A comitiva passou ainda no Parque Central e no Skate Park.
Cumprindo todas as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde, o atendimento ao público foi realizado no Gabinete Municipal de Santo André. As reuniões com os representantes das Associações de Pais e com o Movimento Associativo de Santo André tiveram lugar na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, assim como a reunião de Câmara Municipal.
Este ano, a iniciativa Presidência nas Freguesias apresenta uma programação em moldes um pouco diferente das anteriores edições devido à pandemia da COVID-19, privilegiando as visitas aos espaços públicos.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha