
Na cidade de Santiago do Cacém serão inaugurados, amanhã, dia 15 de outubro, a partir das 10h00, junto ao Museu Municipal, os novos totens informativos da “Rota por Cerromaior”, alusivos a Manuel da Fonseca e à sua obra Cerromaior. A iniciativa será marcada por diferentes momentos baseados no livro editado em 1943. Nas ruas, praças e locais ligados à obra literária e às vivências do autor, vão realizar-se dramatizações acompanhadas por momentos musicais.
A inauguração está inserida no programa do “Outono Literário”, que decorre nos meses de outubro e novembro, e os primeiros a percorrer a renovada rota serão os alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
A “Rota por Cerromaior”, criada pela Câmara Municipal, é uma visita, pela mão da literatura e da história, à cidade de Santiago do Cacém, através dos lugares ligados à vida de Manuel da Fonseca e da sua emblemática obra Cerromaior. Aqui, mais do que em qualquer outro livro, Manuel da Fonseca utilizou como matéria-prima a localidade que o viu nascer e, com toda a liberdade da ficção, recriou Santiago do Cacém a partir tanto da realidade do tempo em que decorre a ação (anos 30 do século XX, mais precisamente o período da Guerra Civil de Espanha), como das suas memórias de infância.