O Município de Santiago do Cacém foi destaque no jornal “Diário do Nordeste” da cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, no Brasil. Sob o título “Santiago do Cacém: sintonia com Fortaleza” a reportagem, publicada a 19 de julho de 2018, sublinha a ligação histórica que existe entre as duas Cidades.
O artigo resulta da visita do representante do Fortaleza Esporte Clube, o Historiador do Centenário, Professor Adauto Leitão de Araújo Júnior a Santiago do Cacém no dia 25 de maio de 2018. A visita inseriu-se nos cem anos daquela instituição desportiva e destinou-se a conhecer a Cidade onde nasceu o ilustre santiaguense Martim Soares Moreno, 1.º Capitão-Mor da Capitania do Ceará e membro da Ordem de Santiago de Espada.
O militar é chamado de “Fundador do Ceará”, pois teve um papel histórico predominante na edificação do Marco Zero de Fortaleza, o Fortim de Santiago, que deu origem à cidade a 25 de julho de 1604.
A ligação a Santiago do Cacém levou o Fortaleza Esporte Clube a colocar na camisa comemorativa do “Centenarium” a Cruz-Espada de Santiago numa referência orgulhosa às origens daquela cidade brasileira.
Para o Professor Adauto Leitão de Araújo Júnior visitar Santiago do Cacém “pode tornar-se a maior redescoberta que um fortalezense faz sobre a sua própria identidade.” A reportagem da autoria de Levi de Freitas, colaborador do historiador, sublinha ainda a riqueza do património histórico da Cidade com as suas ruínas romanas, igrejas e castelo, assim como a sua beleza natural e dinâmica económica espelhada na Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, sem deixar de sublinhar que por esta Cidade passa um importantíssimo troço dos Caminhos de Santiago de Compostela.