Santiago do Cacém recebeu a visita de cerca de 300 idosos de Serpa no âmbito da iniciativa Jornadas Sénior promovidas pela Câmara Municipal de Serpa. Esta foi a forma de retribuir o convite endereçado pelo Município de Santiago do Cacém aquando da visita dos nossos idosos a terras de Serpa.
Os seniores de Serpa passearam por Santiago do Cacém ficando a conhecer o nosso património histórico e depois de um almoço convívio, servido no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições, seguiram para a Costa de Santo André.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, marcou presença na iniciativa, acompanhado dos Vereadores Margarida Santos e Jaime Cáceres, tendo sublinhado a “importância de tornar a vida da população sénior mais ativa e menos solitária, e que estes momentos são significativos para tornar o dia a dia mais positivo.” O Autarca manifestou, igualmente, a sua satisfação pela presença dos idosos de Serpa no nosso Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, frisou a necessidade de acontecerem iniciativas como as Jornadas Sénior, “porque temos uma população muito envelhecida à qual temos de dar respostas. Esta iniciativa é um investimento e não uma despesa porque vemos a vontade com que participam.”
A comitiva do Município de Serpa contava com os Vereadores e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Brinches, Pias, Vila Verde de Ficalho, União de Freguesias de Salvador e Santa Maria, União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo.
As Jornadas Sénior de Serpa realizam-se desde 2005 e tem como objetivo promover o desporto, a saúde, o bem-estar, o lazer, a cultura e a cidadania junto da população sénior. Pretende, igualmente, promover uma integração social plena, evitando a solidão.