A 4.ª etapa da Presidência nas Freguesias decorreu na União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, entre 22 e 25 de maio. A educação, os investimentos sociais e desportivos foram áreas em destaque ao longo dos dias das visitas, a par de obras que decorrem em Santiago do Cacém.
Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, sublinha as escolas rurais como um importante agente neste vasto território da União de Freguesias, “tem havido um conjunto de investimentos nestas escolas por parte da Câmara, no sentido de dotar estas escolas de todas as comodidades para os alunos. Há problemas detetados no passado que estão resolvidos como o encerramento dos pátios, a instalação de ar condicionado e mais recentemente a dotação das salas de aula com quadros interativos. Estes últimos englobados na candidatura que apresentámos na área da educação “Insucesso Zero| Igualdade na Educação que reúne um conjunto de 28 iniciativas a terem lugar por todo o Município. Felizmente este ano não nos foi dada nenhuma informação de que alguma das escolas rurais da União de Freguesias estivesse prevista encerrar. São escolas muito importantes no seio das suas comunidades.”
Em relação ao Parque de Empresas, o Presidente da Câmara refere que “tem havido globalmente, um crescimento económico, que contribui para uma maior procura para o investimento. Temos consciência que há muito por fazer no espaço público deste Parque de Empresas em que iremos intervir. A Câmara Municipal apresentou recentemente uma candidatura a fundos comunitários para realizar melhoramentos nos Parques de Empresas ”.
No capítulo das obras, destaque para a “a intervenção que fizemos na CM 1101, que para além do asfaltamento da estrada, inclui ciclovia e passeio para as pessoas poderem caminhar (com vistas fantásticas sobre a cidade). Um espaço para a atividade física destinado a todas as idades, para a promoção da saúde”, afirma Álvaro Beijinha que sublinha também o importante investimento efetuado no Campo Sintético de São Sebastião “tem permitido ao União Sport Club aumentar o número de miúdos nas Escolas de Formação, tornando-se já numa referência a nível distrital, com muitos dos atletas a serem captados para os grandes clubes nacionais como o Sporting e o Benfica. Um dos atletas, que transitou do Futebol Clube Alvaladense para o União foi chamado para a Seleção Nacional de Juniores.”
O Turismo é uma das áreas em crescimento em todo o Município e Santiago do Cacém não é exceção. A visita aos Moinhos do Paneiro confirma esta realidade, para o autarca “este é um espaço que é uma das referencias ao nível da oferta turística e está integrada na Rota Vicentina, que tem o seu início na cidade de Santiago do Cacém e termina em Sagres”.
As questões sociais também adquiriram particular relevo na visita “estivemos no Lar de Santa Maria da Santa Casa da Misericórdia, o maior Lar para idosos em todo o Município. A Santa Casa é o terceiro maior empregador com 300 funcionários e várias valências de resposta à população sénior.” A nova Casa Mortuária construída de raiz pela Câmara Municipal, junto ao Centro de Saúde, está na fase final de concretização “faltam construir os arranjos exteriores e estamos a colocar equipamento no seu interior e quando estiver em condições ficará ao dispor da população um espaço condigno para velarem os seus entes queridos” o autarca reafirma que “muitas pessoas não foram favoráveis à sua localização, mas julgo que é uma questão que está ultrapassada, por se localizar numa zona não residencial e se num equipamento dotado de todas as condições necessárias ao seu funcionamento”.