
- Este evento já decorreu.
EmCena apresenta “Aguenta Princesa que o Mar está Bravo” – pela Companhia GATO SA – ESTREIA
9 de Julho às 21:30 a 12 de Julho às 21:30

O projeto EmCena apresenta a estreia da peça “Aguenta Princesa que o Mar está Bravo”, pela Companhia GATO SA, a partir de Dom Quixote de Miguel Cervantes, com encenação de Ricardo Moura, nos dias 9, 10 e 12 de junho, às 21h30, no Auditório Mário Primo, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, respetivamente.
É um projeto pensado num dia de vento. Uma tempestade em forma de espetáculo. Interpretação livre e criativa, que se propõe olhar, indiretamente e sob vários ângulos, “Dom Quixote”, obra-prima e intemporal de Miguel Cervantes.
Duração: 60 min. | M12
Bilhetes: 5,00 público em geral – 3,00€ menores de 21 anos, maiores de 65 anos – gratuito para sócios da AJAGATO
Locais de Venda:
– Vila Nova de Santo André: CAPAG – 269 751 296 (rede fixa nacional)
– Santiago do Cacém: Auditório Municipal António Chainho – 269 750 410 (rede fixa nacional) – Reservas também através do CAPAG
Organização: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Parceria: Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Câmara Municipal de Sines
EmCena – “Aguenta Princesa que o Mar está Bravo” – pela Companhia GATO SA
Sinopse: “Neste diálogo contemporâneo, com as questões universais que moviam Dom Quixote de la Mancha, pouco ou nada sobrou. O guião voou para parte incerta…
para um lugar entre o real e o imaginário. Cervantes merecia melhor. E o melhor que conseguimos foi dar corpo e voz a um Quixote só no teatro de todas as operações.
Um homem que, acompanhado da sua sombra, se pergunta: Por onde anda o amor? Onde está a honra? O que é feito da palavra? Já não há memória, fidelidade, dignidade…onde estamos nós neste campo inóspito e deserto, onde já nem os moinhos nos incentivam a combater?
Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe sonho meu e traz-me de volta à utopia. No dia em que os moinhos voltarem a girar, acordem-me, por favor.” – Luís Hipólito (inteligência natural)
Ficha Artística e Técnica:
CRIAÇÃO E ENCENAÇÃO Ricardo Moura | INTERPRETAÇÃO Raul Oliveira |APOIO DRAMATÚRGICO/ TEXTO Luís Hipólito |AMBIENTE SONORO Francisco Moura
|DESENHO DE LUZ/OPERAÇÃO Catarina Côdea |CENOGRAFIA Natália Terlecka |PRODUÇÃO AJAGATO |FOTOGRAFIA João Freire |DESIGN GRÁFICO Ana Cristina
Martins
Ricardo Moura
Ricardo Moura, um dos elementos pioneiros do GATO SA, em que integrou vários espectáculos e encenou “Playground”, onde era por demais evidente a herança estética e de criação do GATO SA. Fundador da companhia D’AS ENTRANHAS, criou e encenou espectáculos singulares pela imaginação irreverência e dinâmica em palco, muitos dos quais apresentados entre nós sempre com muito êxito.
Ricardo Moura regressa às origens para um trabalho com o ator Raul Oliveira, desafiando-o, desafiando-se e desafiando-nos para mais esta criação, a 41.ª da história do GATO SA – Teatro de Santo André.