
- Este evento já decorreu.
Emcena apresenta “Drama de cozinha para um país fascista” por Nova Companhia

O projeto EmCena apresenta no mês de setembro a peça “Drama de cozinha para um país fascista”, pela Nova Companhia, com texto e direção de Martim Pedroso, nos dias 12 e 13 de setembro, às 21h30, no Auditório Mário Primo, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, respetivamente.
Drama de cozinha para um país fascista, é uma versão muito livre do mito de Medeia com inspiração direta no estado atual do nosso país.
Duração: 80 min. | M16
Bilhetes: 5,00 público em geral – 3,00€ menores de 21 anos, maiores de 65 anos – gratuito para sócios da AJAGATO
Locais de Venda:
– Vila Nova de Santo André: CAPAG – 269 751 296 (rede fixa nacional)
– Santiago do Cacém: Auditório Municipal António Chainho – 269 750 410 (rede fixa nacional) – Reservas também através do CAPAG
Organização: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Parceria: Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Câmara Municipal de Sines
Emcena – Drama de cozinha para um país fascista – Nova Companhia
Sinopse: Martim Pedroso contextualiza este arquétipo milenar da cultura ocidental num futuro Portugal fascista onde, pela primeira vez, os filhos de Medeia e Jasão têm lugar de fala. A ação começa não se sabe muito bem onde, algures entre a traição de Jasão e os crimes de Medeia e viaja, anacronicamente, entre agressões, alienação, fantasmagorias e sonhos. Mermeros e Pheres, os filhos mais conhecidos da tragédia grega por terem sido escorraçados de cena para morrer às mãos da própria mãe, são aqui os porta-vozes de uma história de violência familiar contemporânea que é o espelho de um país que se afundou ideologicamente. Qualquer semelhança com a realidade, será pura coincidência.
Ficha Artística e Técnica:
TEXTO, ESPAÇO CÉNICO E DIREÇÃO: Martim Pedroso | INTERPRETAÇÃO: Ana Afonso Lourenço, João Amaral, Lupa Fernandes, Martim Pedroso e Rita Lello | FIGURINOS, CARACTERIZAÇÃO E APOIO AO MOVIMENTO: Noé | SELEÇÃO MUSICAL: Martim Pedroso | SONOPLASTIA: Carlos Morgado | DIREÇÃO TÉCNICA, DESENHO DE LUZ E
OPERAÇÃO: Ricardo Campos | CÂMARA AO VIVO E REALIZAÇÃO DE VÍDEO: Lupa Fernandes | IMAGENS E EDIÇÃO DE VÍDEO: Rita Casaes | PRODUÇÃO: Nova Companhia | APOIOS: A Barraca, AJAGATO, Feiticeiro do Norte, NO É Artes Performativas.
Martim Pedroso
Martim Pedroso nasceu em Lisboa em 1979. Para além de participar em diversos trabalhos como ator de teatro e televisão desde 1998, iniciou a sua atividade como encenador em 2005. Funda a Nova Companhia em 2013 com a qual tem produzido a maior parte das suas criações teatrais.
