
- Este evento já decorreu.
EmCena apresenta O Contador da História
10 de Abril às 21:30 a 11 de Abril às 23:00

O projeto EmCena apresenta a peça “O Contador da História” pela Comuna Teatro de Pesquisa, de António Torrado, com direção de João Mota, nos dias 10 e 11 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, e no Auditório Mário Primo, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, respetivamente.
Duração: 60 min. | M12
Bilhetes: 5,00 público em geral – 3,00€ menores de 21 anos, maiores de 65 anos – gratuito para sócios da AJAGATO
Locais de Venda:
– Vila Nova de Santo André: CAPAG – 269 751 296 (rede fixa nacional)
– Santiago do Cacém: Auditório Municipal António Chainho – 269 750 410 (rede fixa nacional) – Reservas também através do CAPAG
Organização: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Parceria: Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Câmara Municipal de Sines
EmCena 2025 – O Contador da História
Sinopse: De quem vem do lado do mar é um retângulo ainda extenso, como um degrau de mármore à soleira da porta à entrada da Europa. Imaginem que o contador retangular que temos à nossa frente representa o nosso país Portugal (continente e ilhas), e os Josés e Marias espalhados pelo Mundo, e a sua gastronomia, os seus vinhos, os seus doces, as festas, os seus autores, os grandes momentos de regozijo… e também de tristeza… e mágoa…
Em jogo com a tragédia, a comédia, o naturalismo, o canto e a música, tentámos construir um espetáculo em que os grandes momentos da história de Portugal não são mais que uma grande representação em diversos estilos, desde a paródia à tristeza.
Sete atores criando diversos papéis com essa grande alegria interior, quase sem tempo dentro do tempo desse grande jogo de cumplicidades com o público. O António Torrado quando, a pedido, escreveu este texto, socorreu-se dos seguintes autores: Fernando Pessoa, Gonçalo Anes Bandarra, Gil Vicente, Alfredo Pimenta, Suzanne Chantal, José Augusto França, João Duarte Fonseca, Luis de Camões. António Ferreira, Fernão Lopes, Zeca Afonso, José Mário Branco e Sophia de Mello Breyner Andresen.comporta com os outros seres humanos.
Ficha Artística e Técnica:
Texto Inédito: António Torrado | Direção: João Mota | Interpretação: Carlos Paulo, João Mota, Margarida Cardeal, Rogério Vale, Gonçalo Botelho, Francisco Pereira de Almeida, Miguel Sermão | Direção Musical: José Pedro Caiado | Desenho de Luz: Paulo Graça | Operação de Luz e Som: Afonso Silva | Vídeo/Teaser: Jorge Albuquerque | Ponto: Hélder Búgios | Técnicos de Montagem: Renato Godinho, Assunção Dias | Assistência Geral: Assunção Dias, Selma Meira | Assistente de Produção: Catarina Oliveira | Gabinete de Produção: Rosário Silva, Carlos Bernardo
Teatro e Revolução: Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril dirigiu a dez companhias de teatro históricas um convite para apresentarem uma criação artística ou reposição que contribua para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática. Foram selecionadas companhias de teatro com atividade no período da Revolução e que nasceram ou se consolidaram nesse período, entre as quais ‘‘A Comuna – Teatro de Pesquisa’’.