A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Emcena apresenta “Traverser La Riviere Sous La Pluie” por Itinere Collectif

6 de Novembro às 21:30 a 8 de Novembro às 21:30
EmCena_novembro_ Traverser la Riviere sous la pluie

O projeto EmCena apresenta no mês de novembro a peça “Traverser La Riviere Sous La Pluie” por Itinere Collectif, criação coletiva e encenação de Thylda Barès, nos dias 6 e 7 de novembro, às 21h30, no Auditório Mário Primo, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no dia 8 de novembro, também às 21h30, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém.

Uma fantástica companhia que regressa até nós constituída por atores naturais de França, Reino Unido, Bélgica, Noruega, Suécia e Turquia, todos formados pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq.

Duração: 60 min. | M/6

Bilhetes: 5,00 público em geral – 3,00€ menores de 21 anos, maiores de 65 anos – gratuito para sócios da AJAGATO
Locais de Venda:
– Vila Nova de Santo André: CAPAG – 269 751 296 (rede fixa nacional)
– Santiago do Cacém: Auditório Municipal António Chainho – 269 750 410 (rede fixa nacional) – Reservas também através do CAPAG

Organização: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Parceria: Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Câmara Municipal de Sines

pdf EmCena – Traverser La Riviere Sous La Pluie – novembro 2025

Sinopse: De que falamos nós? (bem, na verdade, nós nem falamos …)
Há tiros ao longe, um grupo de pessoas foge com quase nada e dá de caras com um rio sem ponte. Na outra margem, uma cabana (fronteira? posto de controlo? ou torre de vigia?) e uniformes armados (militares? milícias? guardas?). Há tiros ao longe; temos de atravessar! De um lado, uma avó belga dentro de uma mala, arrastada pelo seu dedicado filho turco; uma mulher britânica grávida, o marido norueguês e o seu grande bebé sueco.
Eles vão ter de se desenrascar para encontrar soluções; ingénuos, peculiares, bizarros, humanos. Do outro lado do rio, dois guardas dão o seu melhor para fazer cumprir as regras. Encontramos também a boa vontade de um humanitário, um ferido grave, um turista perdido e o inevitável repórter. Não há nenhuma fatalidade, apenas circunstâncias e oportunidades, e os meios que encontram, em conjunto, para as aproveitar.
Em ambas as margens deste rio, são palhaços-bufões que falam com os seus respetivos “grommelots”. Não são mártires nem carrascos. Apenas vítimas, sem “pathos”, mas cheias de esperança, cheias de vida, apanhadas numa situação que se arrasta desde sempre.

Ficha Artística e Técnica
Criação coletiva, escrita por improvisação no palco | Movimento permanente de ida e volta entre a encenação e os atores
|ENCENAÇÃO Thylda Barès |INTERPRETAÇÃO Victor Barrère (França), Andrea Boeryd (Suécia), Paul Colom (França), Manon Dumonceaux (Belgica), Vincent Leconte (França), Elizabeth Margereson (Inglaterra), Sencan Oytun Tokuç (Turquia)

Nota de intenção de encenação
«Ser palhaço é um pouco como mergulhar num rio sem fundo» – François Cervantès
Então, vamos aprender a nadar…
Numa situação de emergência, não há questionamentos, antes ou depois, sobre o porquê. Eles, os fugitivos, estão totalmente concentrados no que estão a fazer, ou seja, salvar a própria pele. São palhaços à civil, um grupo sem hierarquia, sem líder, sem protagonismo ou papel principal, que se divertem uns com os outros. Realizam um exercício de virtuosismo físico, sempre no extremo, num desequilíbrio constante para a frente. A situação impõe uma função aos personagens. Eles apoderam-se dela, transformam-na e interpretam-na com a maior seriedade do mundo.
Não julgamos aqueles que fogem, nem aqueles que os impedem ou aqueles que tentam ajudá-los. Por outro lado, faz-nos rir que os Guardas, os Humanitários, os Repórteres e os Feridos sejam
os mesmos atores.
Não há nada a discutir ou a negociar – então porquê, ou melhor, como falar claramente em seis línguas maternas diferentes?
O grommelot impôs-se para vestir a linguagem dos corpos, tal como a banda sonora veste a ação. A palavra só existe num lugar de necessidade absoluta. […]

Detalhes

  • Início: 6 de Novembro às 21:30
  • Fim: 8 de Novembro às 21:30
  • Categorias de Evento: , ,