
Foi com balanço positivo que se encerrou a 11.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que decorreu em nove restaurantes da freguesia de Santo André, entre os dias 23 de janeiro e 8 de fevereiro, e que trouxe de volta os sabores autênticos desta típica iguaria regional.
Segundo as reações que chegaram até ao Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, “esta foi uma edição muito apreciada e muito acarinhada pelas populações. Os restaurantes também manifestaram a sua satisfação, e o evento mereceu destaque na comunicação social nacional. Penso que é um certame que tem tudo para continuar, estando bem sedimentado na agenda de eventos nacionais. Por outro lado, apresenta um aspeto muito importante que é o de potenciar o turismo não apenas no verão, e, associado a outras iniciativas, que venhamos a criar, é um vetor para combater a sazonalidade.”
O Festival é uma organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, tendo participado nesta edição os restaurantes: A Cascalheira, Café Snack-bar A Palmeira, Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Dom Lucas, Figo Doce, Giz na Praia, Hotel A-Mar-Ello e Ti Lena Restaurante & Casa do Gin.
Considerado um dos mais aguardados eventos gastronómicos da região, o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André tem como principal objetivo impulsionar e dinamizar a economia, valorizar a gastronomia local e promover o Município.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira