O Parque Urbano de Rio da Figueira, em Santiago do Cacém, recebeu no dia 15 de maio de 2024 a iniciativa “Olimpíadas Sénior”, integrada no projeto sociabilidades, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em que houve movimento, animação e convívio.
Foi com satisfação que o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, dirigiu umas palavras ao público presente, voltando a referir “a importância de mantermos esta atividade, de ocuparmos as pessoas que já tiveram uma vida ativa, que já trabalharam em prol do nosso Concelho” e considera “justo que neste caso a Câmara Municipal, que tem responsabilidades acrescidas, possa proporcionar estes momentos de confraternização e de alegria”. O autarca salientou que as IPSS são parceiras fundamentais na resposta social”, e também as Juntas de Freguesia têm um papel importante no “que é o nosso trabalho diário em prol da nossa população.”
Álvaro Beijinha mencionou que “é importante perceber que o concelho de Santiago do Cacém é um Concelho com vida, com muita dinâmica, com muita força, e isso é resultado do trabalho da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, das IPSS, das Associações e das pessoas individualmente que nos ajudam a trabalhar para todos nós”.
O programa das “Olimpíadas Sénior” dividiu-se, no período da manhã, em duas áreas, “Água” e “Terra”, tendo na primeira as atividades decorrido nas Piscinas Municipais de Santiago do Cacém, com a colaboração do Serviço Municipal de Desporto da Câmara Municipal. As de “Terra” realizam-se no Parque Urbano de Rio da Figueira e foram divididas em seis estações denominadas: estação 1 – “Prevenir é o melhor remédio”, pelos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém; estação 2 – “Alimentação Saudável no Litoral Alentejano”, pela Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano; estação 3 – “Aeróbica” e estação 4 – “Gerontomotricidade”, pelo Serviço Municipal de Desporto da Câmara Municipal; estação 5 – “Ai se ele cai! – Sénior Seguro”, pela Unidade de Cuidados Continuados de Santiago do Cacém; e a estação 6 – “Hora do Conto”, com a colaboração da Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém. Houve ainda a oportunidade de participarem numa aula de zumba, com Florbela Silva.
À tarde, a animação desta grande festa contou com a presença da cantora de música portuguesa Micaela e o baile foi abrilhantado por Mário – M&M.
Estiveram presentes na iniciativa, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Vereador Albano Pereira e as Vereadoras, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, a Presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes. Também marcaram presença na festa os Presidentes das Juntas de Freguesia de Cercal do Alentejo, Sérgio Santiago, de S. Francisco da Serra, Pedro Gamito, de Santo André, David Gorgulho, da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente, a secretária desta União de Freguesias, Sónia Lourenço, a Secretária da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Margarida Segundo, e a Tesoureira da Junta de Freguesia de Alvalade, Mariana Banza.
Na iniciativa, destinada à população sénior com 65 ou + anos, participaram 233 seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, nomeadamente, Casa do Povo de Alvalade, Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Casa do Povo de São Domingos e Centro de Dia de Vale de Água, Associação de Bem-Estar Social da Freguesia de Santa Cruz e Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, às quais se juntaram também cerca de 30 utentes da Cercisiago.
Foi um dia de boa disposição em que se pretende promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha