
O Município de Santiago do Cacém integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que associa municípios de norte a sul do país. A adesão reflete o empenho na promoção de diferentes projetos que contribuem para a melhoria do bem-estar físico, social e ambiental da população do Concelho. Os vários projetos desenvolvidos, ao longo dos anos, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém para a promoção de estilos de vida mais saudáveis estiveram na base da candidatura e posterior inclusão na rede.
O Município de Santiago do Cacém desenvolve na área da saúde, inserida no Serviço de Intervenção Social e Saúde, da Divisão de Educação e Intervenção Social e Saúde, programas de apoio de âmbito concelhio relacionados com os cuidados de proximidade, bem como projetos que promovem a prática de atividade física regular, com vista à melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Estas ações são sempre desenvolvidas em articulação com a Divisão de Cultura e Desporto.
O Programa Viver + Ativo é um desses projetos, destinado a apoiar a população na criação e manutenção de rotinas mais saudáveis. Fomenta a prática regular de atividade física com especial enfoque na população sedentária com riscos de saúde associados. O projeto Reino dos Dentes resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral. Tem como objetivos promover hábitos e rotinas de vida saudáveis, sensibilizar para a importância da higiene oral e incentivar a escovagem de dentes através de programas em contexto escolar. No âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social são desenvolvidas diferentes atividades como os Passeios com História e os Passeios da Primavera, tertúlias, espetáculos musicais e de teatro, bem como a celebração de dias que marcam as tradições. Estas iniciativas promovem a saúde mental e combatem a solidão da população sénior.

Destaca-se, ainda, a vasta oferta de espaços desportivos e recreativos distribuídos por todo o Município, bem como os clubes e associações desportivas que desenvolvem a prática de várias modalidades. As Piscinas Municipais de Santiago do Cacém, os Parques Urbanos e os Circuitos de Manutenção desempenham um papel importante para a prática de exercício físico por parte dos munícipes. A continua requalificação urbana, nomeadamente a criação de espaços verdes e de lazer, zonas pedonais no espaço urbano e ciclovias, têm em vista, igualmente, a promoção e a qualidade da saúde.

Na vertente da alimentação, o Município de Santiago do Cacém detém a administração e exploração direta de todos os refeitórios escolares, disponibilizando ementas semanais elaboradas pela nutricionista da Autarquia.
Para garantir uma gestão mais eficiente da qualidade da água para consumo humano, foi criado, em 1995, o Laboratório Municipal de Águas, um laboratório acreditado que garante a sua competência técnica e fiabilidade dos resultados devidamente certificados.
O Município de Santiago do Cacém faz parte da Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, com o objetivo de planear e implementar um conjunto de medidas que beneficiam a Reserva e a sua envolvente. Entre os principais objetivos estão: sensibilizar e envolver as comunidades locais, fomentar a sustentabilidade, contribuir para a conservação da natureza e melhorar a comunicação entre todos os intervenientes.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, formalmente constituída em 10 de outubro de 1997, é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nas autarquias que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.