O Moinho Municipal da Quintinha regressou ao ativo, na moagem de cereais, no dia 7 de abril, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos e dos Moinhos Abertos. A ocasião contou com as presenças do Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha, e do Vereador Norberto Barradas.
Da parte da manhã, as atividades destinaram-se aos mais pequenos, com o mote “Vem ver o moinho a moer e leva a tua farinha”, uma iniciativa cheia de bons momentos e que contou também com várias explicações por parte do atual moleiro e de técnicos da Câmara Municipal.
O moinho esteve aberto ao público em geral no dia 7 de abril (durante a tarde) e nos dias 8 e 9 de abril (praticamente durante todo o dia). Embora aberto ao público, o Moinho Municipal da Quintinha não funcionava desde o dia 9 de julho de 2011, por não apresentar condições de funcionamento em segurança para visitantes e moleiro, devido a uma grave fissura detetada no antigo mastro. Com efeito, Câmara Municipal de Santiago do Cacém investiu cerca de 32 mil euros no restauro / conservação do equipamento, um dos ex-libris da cidade e do próprio Município.