No âmbito da política de descentralização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o seu Presidente, Álvaro Beijinha, e os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, o Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Hélder Pereira, e o secretário Pedro Gamito, acompanhados por técnicos municipais, visitaram a Freguesia de São Francisco da Serra, contactaram com a população e visitaram agentes económicos e instituições da Freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, ao fazer o balanço de três dias de visita, que decorreu de 5 a 7 de junho, salientou “que é sempre positivo o contributo que obtemos para o nosso trabalho por contactarmos diretamente com a população, as empresas e as associações.” Reconhecendo nesta freguesia “um grande potencial ao nível do turismo, que já tínhamos verificado em vistas anteriores, mas também ao nível da agricultura e floresta.”
Álvaro Beijinha referiu que “esta é uma Freguesia que, apesar de estar perto do Litoral, sofre dos problemas inerentes à interioridade.” Com o objetivo de “combater esta situação”, a Câmara Municipal tem realizado investimentos na Freguesia em parceria com a Junta, como é o caso das pavimentações de caminhos rurais e o alargamento da rede de abastecimento de água.
A dinâmica de São Francisco da Serra “é visível, tendo em consideração que estamos a falar de uma Freguesia que é pequena e tem poucos recursos, mas onde o executivo da Junta tem uma grande proximidade à população dinamizando diversas atividades culturais e desportivas promovendo o convívio,” destacou Álvaro Beijinha.
O Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Hélder Pereira, considerou “que é muito importante a realização destas visitas organizadas, porque permitem contactar com a população e sabermos quais são as suas necessidades. Estarmos reunidos no terreno é produtivo para verificarmos as situações e debatermos as melhores soluções.”
Durante a Presidência nas Freguesias em São Francisco da Serra, destaque para a visita ao alojamento local “Villa Casanova” e à Exploração Agropecuária e Máquinas Industriais de José Francisco Carrinhos. Na localidade de São Francisco da Serra as atenções centraram-se no Centro de Dia e no Campo Municipal de Futebol. Já em Roncão visitaram a localidade, a sala de EPEI e o Centro Social. Em Cruz João Mendes, os eleitos visitaram a Escola Básica do 1.º Ciclo, o caminho da Corte-Chã, os Foros da Palhota e a Estrada Municipal 544.
No âmbito desta política de descentralização da Autarquia, a reunião quinzenal da Câmara Municipal realizou-se, dia 7 de junho, nas instalações da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, assim como a reunião com o Movimento Associativo.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha