Dia Mundial do Rim
Sessão Alunos 4.º ano
No âmbito do Dia Mundial do Rim (14 de março), o Centro de Diálise de Santiago do Cacém teve como objetivo divulgar a importância do rastreio e diagnóstico dos fatores de risco para a doença renal crónica, bem como o aumento da literacia em saúde renal crónica, bem como o aumento da literacia em saúde renal e orientação para estilos de vida saudáveis.
Foram realizados rastreios, pelos técnicos do Centro de Diálise, na zona envolvente ao edifício do Mercado Municipal de Santiago do Cacém, bem como, uma sessão de esclarecimento sobre a importância dos rins e a temática da doença renal crónica com os alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
Rastreio à Saúde Renal
No âmbito do Dia Mundial do Rim, que se celebra a 14 de março de 2024, o Centro de Diálise de Santiago do Cacém, com o apoio do Município de Santiago do Cacém, vai realizar rastreios à saúde renal , junto ao Mercado Municipal, das 09h30 às 11h30.
A iniciativa tem como objetivo capacitar os jovens e a comunidade em geral para a importância do diagnóstico dos fatores de risco para doença renal crónica como a diabetes mellitus, obesidade e hipertensão arterial, bem como aumentar a literacia em saúde renal e orientar para escolhas de estilo de vida saudáveis promovendo a adesão a estratégias de tratamento. Esta informação pode trazer grande benefício à Comunidade, especialmente quando iniciado precocemente e mantido de forma consistente. Envolver as comunidades em iniciativas deste âmbito, pode capacitá-las a tomar decisões informadas e a melhorar os resultados em saúde renal.
Neste âmbito, vai realizar também uma sessão de esclarecimento sobre a importância dos rins e a temática da doença renal crónica junto dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
Peditório Nacional Europacolon
A Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo tem como missão apoiar os pacientes oncológicos, da área digestiva, sobreviventes e seus familiares e cuidadores, assim como desenvolver um trabalho importante na área da prevenção, diagnóstico precoce e aumento da qualidade da informação em saúde.
Durante os dias 5, 6 e 7 de abril, a Associação realizou um Peditório Nacional para angariação de fundos para a Luta do Cancro Digestivo, junto à entrada dos vários hipermercados, em Vila Nova de Santo André, com a colaboração de vários voluntários.